Neymar e James Rodríguez vão fazer um duelo a parte na sexta

Brasileiro tem melhor retrospecto, mas colombiano merece respeito pelos números

iG Minas Gerais | ANTÔNIO ANDERSON |

Craque brasileiro marcou dois dos três gols da vitória brasileira
Jefferson Bernardes/VIPCOMM
Craque brasileiro marcou dois dos três gols da vitória brasileira

Quem é o melhor meio-campista? O brasileiro Neymar ou o colombiano James Rodríguez? Se formos levar em consideração o histórico de Neymar, que com as camisas do Santos, do Barcelona e da seleção brasileira já conquistou títulos importantes, como Copa Libertadores e Copa das Confederações, ele ganharia facilmente esta disputa. Mas, mesmo não tendo em seu currículo grandes conquistas, James Rodríguez vem provando a cada jogo pelo Monaco e pela seleção colombiana que também é um dos principais jogadores de sua posição na atualidade.

As comparações são inevitáveis. Antes de se transferir para o Barcelona, Neymar fez 230 jogos com a camisa do Santos e marcou 138 gols. No clube esponhol, o meia brasileiro tem 45 jogos e 17 gols. Na seleção brasileira foram 53 jogos com 35 gols. James Rodríguez não fez história em apenas um clube antes de se transferir para a Europa. Ele defendeu Envigado, da Colômbia, e Banfield, da Argentina, antes de desembarcar no Porto. No clube colombiano foram 39 partidas e nove gols. No argentino, 42 jogos e oito gols.

No Porto, onde conquistou seus títulos mais expressivos, como a Liga Europa e o Campeonato Português, James Rodríguez atuou 63 vezes e balançou as redes adversárias 25 vezes. No Monaco desde o ano passado, o colombiano participou de 34 partidas e marcou nove gols. Pela seleção da Colômbia, James Rodríguez tem 26 jogos em dez gols. São cinco gols somente neste Mundial.  Um retrospecto mais modesto em relação a Neymar, mas que não serve para deixar menos preocupada a defesa brasileira para o decisivo jogo da próxima sexta-feira, contra a Colômbia,  válido pela fase de oitavas de final da Copa do Mundo.