Colômbia tenta superar campanha de 1990 quando parou nas oitavas

Los Cafeteros esperam eliminar o Brasil para chegar pela primeira vez em sua história em uma fase de quartas de final de um Mundial

iG Minas Gerais | ANTÔNIO ANDERSON |

Fabrizio Bensch/AP
undefined

Lembrada por sua geração de ouro que disputou os Mundias de 1990 e 1994, a Colômbia chega pela segunda vez em sua história nas oitavas de final da competição. Apenas no Mundial de 1990, na Itália, que Los Cafeteros conseguiram passar da fase de grupos, mas foram eliminados por Camarões. Naquela oportunidade, a seleção colombiana terminou em terceiro lugar no grupo D, que contava ainda com Emirados Árabes, Iuguslávia e Alemanha Ocidental.

Na fase de grupos, a Colômbia venceu os Emirados Árabes por 2 a 0, perdeu de 1 a 0 para a Iuguslávia e empatou em 1 a 1 com a Alemanha Ocidental, que depois se tornaria tricampeã do mundo. Contra os camaroneses, Los Cafeteros foram derrotados por 2 a 1, na prorrogação. A Colômbia terminou o Mundial em 16º lugar, sua segunda melhor colocação na história das Copas do Mundo. Em 1962 foi 14ª.

No Mundial do Brasil, a Colômbia tem 100% de aproveitamento após quatro jogos. Na primeira fase, Los Cafeteros venceram a Grécia (3 a 0), Costa do Marfim (2 a 1) e Japão (4 a 1) e terminaram em primeiro lugar no grupo C com nove pontos. Nas oitavas de final, os comandados do argentino José Pekerman eliminaram o Uruguai com uma vitória por 2 a 0.

A campanha da Colômbia no Mundial do Brasil tem números bastante expressivos. Antes da competição, Los Cafeteros chegaram ao país com apenas três vitórias em 13 jogos. Esses dados atualizados já contabilizam sete vitórias, dois empates e oito derrotas. A seleção marcou 25 gols e sofreu 25. Destaque para o meio-campista James Rodríguez, artilheiro da competição com cinco gols.

James Rodríguez carrega a esperança do povo colombiano, que no passado teve ídolos como o meio-campista Carlos Valderrama, o volante Freddy Rincón, o atacante Faustino Asprilla e o zagueiro Andrés Escobar.

Desempenho da Colômbia nas Copas do Mundo

1962 (Chile)

14º Lugar (primeira fase) Campanha: Colômbia 1 x 2 Uruguai Colômbia 4 x 4 União Soviética Colômbia 0 x 5 Iugoslávia

1990 (Itália)

16º Lugar (oitavas de final) Campanha: Colômbia 2 x 0 Emirados Árabes Colômbia 0 x 1 Iugoslávia Colômbia 1 x 1 Alemanha Ocidental Colômbia 1 x 2 Camarões

1994 (Estados Unidos)

18º lugar (primeira fase) Campanha: Colômbia 1 x 3 Romênia Colômbia 1 x 2 Estados Unidos Colômbia 2 x 0 Suíça

1998 (França)

21º Lugar (primeira fase) Campanha Colômbia 0 x 1 Romênia Colômbia 1 x 0 Tunísia Colômbia 0 x 2 Inglaterra

 

 

Leia tudo sobre: superarcampanha1990oitavasColômbiaídolosMundialRodriguez