Trabalhador ganha Unidade Integrada de Atendimento

iG Minas Gerais | THAÍS PIMENTEL |

Mais um aliado para os trabalhadores. Pessoas que atuam no mercado informal terão a chance de conhecer os benefícios e as vantagens disponíveis aos empreendedores por meio da Unidade Integrada de Atendimento ao Trabalhador (UAT), inaugurada nessa segunda no prédio onde funciona um posto do Sistema Nacional de Emprego (Sine). Ele fica no bairro Gameleira, em Belo Horizonte.

A ideia, pioneira no país, pretende ir além da oferta de vagas, dos treinamentos e da expedição de carteiras de trabalho.

“Nós vamos continuar fornecendo todo o suporte para o trabalhador que busca uma recolocação no mercado, mas a grande novidade é ajudar quem está à margem da formalidade a se tornar um empreendedor e, quem sabe, um futuro empresário de sucesso”, afirma o secretário de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social, Eduardo Bernis.

A nova unidade já oferece aos trabalhadores orientação para o microcrédito, cadastro para vagas de emprego e em cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), oficinas e consultoria do Sebrae.

“Nós queremos criar uma UAT em cada um dos 136 postos do Sine que existem em Minas Gerais”, explica o secretário de Trabalho e Desenvolvimento Social.

Expansão. Já há uma expansão programada. A segunda unidade de Belo Horizonte deve ser inaugurada no próximo mês de agosto, no Centro de Referência da Juventude, que está sendo criada na praça da Estação. “Claro que o foco será o jovem trabalhador, mas isso não impede que qualquer pessoa tenha acesso aos benefícios do projeto”, disse Bernis.

Onde funciona Gameleira.  A Unidade de Atendimento Integrado ao Trabalhador (UAT) fica na rua Cândido de Souza, 510, na Gameleira, na região Oeste de Belo Horizonte. Ela funciona de segunda a sexta.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave