Google expande seu Android para relógio inteligente, carro e TV

Próxima era será marcada pela conectividade em tudo

iG Minas Gerais |

Conectado. Android para carros sincroniza com o celular e permite o acesso das funções do aparelho no painel do veículo
Fotos Jeff Chiu/Associated Press
Conectado. Android para carros sincroniza com o celular e permite o acesso das funções do aparelho no painel do veículo

São Paulo. O Google anunciou uma série de novidades que ampliam sua presença para além de tablets e smartphones. Na conferência anual de desenvolvedores, Google I/O, em São Francisco, nos Estados Unidos, a empresa mostrou na prática como levará seu sistema operacional Android, hoje com 1 bilhão de usuários, para carros, TVs, relógios e outros produtos vestíveis.

O evento é a principal forma de atrair desenvolvedores para criar aplicativos para o Android e garantir que o sistema operacional continue na liderança do mercado. Gigantes como Apple e Samsung competem com o Google para criar a próxima era da tecnologia, marcada por uma forte presença em dispositivos móveis e pela conectividade em todos os produtos – a chamada internet das coisas.

A empresa apresentou o novo design para a próxima versão do Android, chamada até agora de “L”, que terá cores vibrantes, sombras para criar efeito de profundidade e ícones mais “chapados”. O sistema terá ainda o chamado “botão da morte”, que inutiliza o aparelho em casos de roubo.

O Google apresentou também detalhes do Android Wear, sistema operacional para relógios inteligentes que se integra com o smartphone, e apresentou os dois primeiros modelos a usarem a tecnologia: o G Watch, da LG, e o Galaxy Gear Live, da Samsung – Já à venda nos Estados Unidos. O Moto 360, da Motorola, com tela redonda, é previsto para setembro.

Depois, foi a vez de mostrar a versão do Android para carros, que sincroniza com o celular e permite o acesso das funções do aparelho no painel do veículo. O Android Auto aceita comandos de voz e chegará ao mercado até o fim do ano em modelos da Fiat, Ford, Honda e Volskwagen.

Televisão. Por fim, o Android chegará ainda às televisões por meio da Android TV, que será lançada em 2015, integrada a aparelhos da Phillips, Sharp, Sony e TPVision. Os conversores da Android TV também serão desenvolvidos pelas empresas Asus e Razer.

Entre as funcionalidades apresentadas está a integração com o celular, que funciona como controle remoto, segunda tela e permite comandos de voz. Já o aparelho ChromeCast, que facilita a transmissão de conteúdo da internet para TV, agora permite espelhar o conteúdo do tablet ou smartphone no televisor.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave