Imagens de expressões faciais podem revelar alguns problemas genéticos

iG Minas Gerais |


Programa analisa expressões faciais e outros itens
Christoffer Nellaker / Universid
Programa analisa expressões faciais e outros itens

Londres, Reino Unido. Pesquisadores da Grã-Bretanha criaram um programa de computador que reconhece expressões e traços faciais e também detecta problemas genéticos a partir das estruturas do rosto do paciente. O diagnóstico pode ser feito em apenas algumas horas com a ajuda de uma simples foto de família.

Segundo informações da rede britânica BBC, o programa, desenvolvido por pesquisadores das Universidades de Edimburgo, na Escócia, e Oxford, analisa fotos comuns do rosto dos pacientes usando tecnologia de reconhecimento facial semelhante à usada pelo Facebook, por exemplo.

Além de reconhecer rostos em fotos comuns, o programa também analisa variações de luz, qualidade da imagem, o cenário de fundo, postura, expressão facial e identidade.

O programa constrói uma descrição da estrutura da face identificando as extremidades dos olhos, nariz, boca e outros traços e compara esses dados com que aprendeu a partir de outras fotografias já colocadas em seu sistema.

O algoritmo criado pelos pesquisadores junta automaticamente as fotos de pacientes que tenham a mesma doença ou síndrome.

O programa aprende à medida que vai acumulando mais dados: suas sugestões para cada foto ficam melhores se ele já analisou muitas fotos de outras pessoas com um tipo específico de síndrome ou doença.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave