Professores fazem festa junina em frente à reitoria da USP

Servidores das três universidades públicas estaduais (Unesp, Unicamp e USP) estão em greve desde o dia 27 de maio

iG Minas Gerais | DA REDAÇÃO |

Professores e funcionários da USP (Universidade de São Paulo) fazem na tarde desta sexta-feira (27) uma festa junina de protesto em frente à reitoria da instituição, no Butantã, zona oeste de São Paulo.

Servidores das três universidades públicas estaduais (Unesp, Unicamp e USP) estão em greve desde o dia 27 de maio. Eles protestam contra a proposta dos reitores de não conceder reajuste salarial à categoria neste momento. Pedem reajuste de 9,78%. Tradicionalmente, os servidores ganham reajuste em maio --em 2013, foi de 5,39%. No ato desta sexta-feira (27), um grupo canta músicas de protesto e professores estão vestidos com roupas de festa junina. Também foi recitado um poema com versos de protesto a Marco Antonio Zago, reitor da USP. O ato deve foi programado para terminar por volta de 16h, segundo os organizadores.

O número de participantes não foi informado pelo Adusp (Associação dos Docentes da Universidade de São Paulo), organizador do ato. No último dia 15, Zago distribuiu uma mensagem aos alunos sobre a crise financeira da instituição. Na carta, ele afirma que o ritmo atual de crescimento com a folha de pagamento "projeta déficit de mais de R$ 1 bilhão para o presente ano".

Ele afirma ainda que o debate salarial pode desqualificar as lideranças da USP e anunciou a criação do "Fale com o Reitor", um canal de comunicação online direto com a reitoria.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave