Canadense é a primeira escolha em 'draft' da NBA

Wiggins, que jogou por apenas um ano na liga universitária com o Kansas Jayhawks, se tornou o segundo canadense selecionado de forma consecutiva

iG Minas Gerais | FOLHAPRESS |

O ala-armador canadense Andrew Wiggins, de 19 anos, foi escolhido nesta quinta-feira (26) pelo Cleveland Cavaliers como o número 1 no "draft" [recrutamento inicial de jogadores] 2014 da NBA, enquanto o brasileiro Bruno Caboclo, de 18 anos, foi selecionado pelo Toronto Raptors na 20ª posição.

O "draft" da NBA é o evento anual em que os times da liga norte-americana de basquete selecionam os principais jovens jogadores do basquete universitário dos EUA e de times do exterior.

Wiggins, que jogou por apenas um ano na liga universitária com o Kansas Jayhawks, se tornou o segundo canadense selecionado de forma consecutiva como número 1 pelo Cleveland, equipe do brasileiro Anderson Varejão. No ano passado o escolhido foi o ala Anthony Bennett.

Os Cavaliers tinham se decido pelo gigante camaronês Joel Embiid, de 2,16m e também do Kansas, mas uma lesão no pé direito do jogador os deixaram com dúvidas. O mesmo ocorreu com o Milwaukee Bucks, que possuía a segunda escolha, e acabou optando pelo ala Jabari Parker, da Duke University. Embiid acabou sendo selecionado pelo Philadelphia 76ers como a terceira escolha do "draft".

O ala Bruno Caboclo, de 18 anos, foi o único brasileiro escolhido neste ano. Com 2,06m de altura e natural de Osasco (SP), o jovem jogador atuou neste ano pelo Pinheiros e disputou a Liga das Américas e o Novo Basquete Brasil (NBB). Caboclo foi a 20ª escolha do "draft" 2014, após ser selecionado pelo Toronto Raptors.

Outros três brasileiros, os pivôs Lucas Mariano e Cristiano Felício, e o armador Rafael Luz, estavam inscritos no "draft", mas não foram selecionados por nenhuma equipe.

BRASILEIROS NA NBA

Bruno Caboclo se junta a Nenê Hilário, Anderson Varejão, Vitor Faverani e Tiago Splitter, campeão com o San Antonio Spurs, como brasileiros na NBA.

O armador Leandrinho, que atuou na última temporada pelo Phoenix Suns, ainda não tem contrato garantido para o próximo campeonato.

Lucas Bebê, pivô selecionado pelo Atlanta Hawks no "draft" de 2013, continua jogando pelo Estudiantes de Madri, da Espanha, e ainda não tem data certa para jogar nos Estados Unidos.

Leia tudo sobre: draftnbaseleçãobruno cablococanadenseraptors