Primeira fase da Copa é aprovada com méritos

iG Minas Gerais | Bernardo Miranda |

Bem-sucedido. Fan fest foi um dos sucessos operacionais e comerciais da primeira etapa da Copa na capital mineira
DENILTON DIAS / O TEMPO
Bem-sucedido. Fan fest foi um dos sucessos operacionais e comerciais da primeira etapa da Copa na capital mineira

Com mais de 230 mil torcedores no estádio e cerca de 190 mil que acompanharam os jogos nos eventos de transmissão montados na cidade, a primeira fase da Copa do Mundo em Belo Horizonte foi considerada um sucesso tanto operacional quanto comercial. Pelo menos foi essa a avaliação do governo do Estado e da Prefeitura de Belo Horizonte, que apresentaram, nessa quinta, um balanço dos quatro primeiros jogos da Copa na capital.

O secretário de Estado de Turismo e Esportes, Tiago Lacerda, afirmou que houve um incremento de 70% na demanda dos bares de Belo Horizonte, o movimento nos museus da cidade praticamente dobrou, e o número de estrangeiros que vão passar pela cidade deve ficar acima do esperado inicialmente.

“Pelo menos 140 mil estrangeiros passarão por Belo Horizonte até o fim da Copa. Esse número leva em consideração apenas os torcedores que contam com ingressos. Devemos superar essa expectativa e fechar com 180 mil turistas de fora passando pela capital”, afirmou.

Os números de quantos estrangeiros já passaram pela capital até agora não foram contabilizados. A única informação apurada é que 22 mil torcedores estrangeiros pediram informações nos guichês turísticos espalhados pela cidade.

As estimativas, no entanto, dão conta de que entre 30 mil e 40 mil colombianos estiveram na cidade, nacionalidade mais frequente até agora, que pode ser superada pela invasão chilena para o jogo do próximo sábado. “Podemos também chegar a 40 mil chilenos na cidade até sábado”, disse Lacerda. Os argentinos foram cerca de 25 mil, e o ingleses, 11 mil.

Prisões. Os colombianos também lideraram o número de estrangeiros presos. Do total de 51 turistas detidos, 35 eram colombianos, cinco peruanos, quatro ingleses, três argentinos, três franceses e um neozelandês.

O secretário de Estado de Turismo e Esportes, Tiago Lacerda, explicou que os casos foram de pequenos furtos e roubos, e dano ao patrimônio público. Levando em conta as prisões de brasileiros, o total de detidos foi de 109.

Fan Fest Cerca de 140 mil pessoas assistiram aos jogos da Copa na Fan Fest de Belo Horizonte na primeira fase da Copa. A estrutura foi aberta ao público em oito dias, nos jogos no Mineirão e do Brasil. Ao fim do Mundial esse número pode chegar a 300 mil. Outras 50 mil pessoas optaram pelo Savassi Cultural.

Área de Imprensa O número de cadeiras disponíveis aos torcedores no próximo jogo irá diminuir. Cerca de 150 cadeiras tiveram que ser retiradas para a expansão da tribuna de imprensa para o jogo entre Brasil e Chile. Mesmo com essa redução, a expectativa é de nova quebra de recorde de público no Mineirão nesta sexta.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave