Restaurante, escola e loja num mesmo espaço

iG Minas Gerais | Da redação |

Inovação. A nova casa conta com uma inédita convergência de negócios relacionados à gastronomia
Fernando Alzamora/ Divulgação
Inovação. A nova casa conta com uma inédita convergência de negócios relacionados à gastronomia

Em Lourdes, acaba de ser inaugurada a Alma Chef, centro gastronômico que contempla restaurante, empório, escola e área para eventos. Comandado pelos chefs Felipe Rameh e Thiago Guerra, o projeto vinha sendo anunciado pelos proprietários desde o ano passado e, pela inovação no conceito, havia uma certa curiosidade antes da abertura, trocada pela surpresa depois da inauguração: a casa tem como foco uma inédita convergência de negócios relacionados à gastronomia em Belo Horizonte.

“Projetamos um ambiente versátil que possa compreender as necessidades atuais dos mais variados públicos. Foram dois anos de planejamento criterioso, desde a escolha da casa e de como seria o projeto arquitetônico até a busca dos parceiros ideais para cada espaço”, explica Thiago Guerra.

Nos restaurantes do complexo, são oferecidos quatro tipo de serviços, três deles em funcionamento: Chef Service (almoço executivo), Cozinha de Mercado (jantar à la carte) e Cozinha de Jardim (parrilla e paella aos sábados). O menu degustação deverá ser inaugurado no dia 22 de agosto, mas já recebe reservas (veja o serviço).

No Chef Service, “os cozinheiros são os responsáveis por servir o diretamente aos clientes evitando a exposição dos alimentos à cocção por longos períodos e ampliando o nível de organização e apresentação dos alimentos”. “O preço é único podendo-se optar por uma das carnes e podendo repetir saladas e acompanhamentos à vontade incluindo águas saborizadas”, explica Rameh.

No Cozinha de Mercado, a proposta é de bistronomia. “À la carte com serviço descomplicado, cardápio enxuto e atualizado todo mês”, diz Rameh. E no Cozinha de Jardim, segundo o chef, serão servidas cinco opções de cortes especiais de carnes nobres em um sistema tipo parrilla com guarnições volantes oferecidas à vontade. “Para quem preferir teremos Paella como alternativa”.

Há ainda espaços como o da padaria Cum Panio e um empório com produtos de importação do supermercado Verdemar, que posteriormente deverá receber, também, uma linha artesanal própria da Alma. “A versatilidade dos ambientes e flexibilidade das unidades de negócios Alma Chef tornam este empreendimento algo realmente inovador no mercado brasileiro”, diz Thiago.

Já a escola funciona atualmente só com os cursos que o chef Felipe Rameh ministrava no Trindade e transferiu para o novo espaço. A nova agenda ainda não foi divulgada, mas deverá atender desde o básico para cozinheiros amadores iniciantes até as técnicas mais avançadas para profissionais.

Para os cursos, foram construídas três cozinhas modulares, que deverão atender 15 alunos por turma. A quem está interessado em se tornar profissional, uma promessa: “o restaurante Alma Chef também abrirá sua portas aos alunos profissionais que melhor se destacarem para estágios práticos em nossas cozinhas”, adianta Felipe Rameh.

Na vertente de eventos, os proprietários esperam a produção de encontros corporativos, sociais ou familiares para até 200 pessoas.

Agenda

Alma Chef: Rua Curitiba, 2.081, Lourdes, (31) 2551-5950.

Chef Service (almoço): de terça a sexta-feira, das 12h às 14h;

Cozinha de Mercado (jantar): de terça a quinta-feira, das 19h à 0h; sexta e sábado, das 19h à 1h

Cozinha de Jardim (parrila e paella): sábados e domingos, das 12h às 17h

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave