Recife tem chuva forte e alagamentos antes de jogo da Copa

A previsão é que o tempo chuvoso permaneça até amanhã. Apesar do índice elevado, o meteorologista, Fabiano Prestrelo, disse que a chuva é considerada normal para o período

iG Minas Gerais | DA REDAÇÃO |

Em nota, a Defesa Civil informou que está intensificando o monitoramento das áreas de risco e está atenta à intensificação das chuvas registrada no início desta manhã
Divulgação / Folhapress
Em nota, a Defesa Civil informou que está intensificando o monitoramento das áreas de risco e está atenta à intensificação das chuvas registrada no início desta manhã

Sede da partida entre Estados Unidos e Alemanha, nesta quinta (26), pela última rodada do grupo G da Copa, Recife amanheceu debaixo de chuva intensa, que causou alagamentos e trânsito intenso em vários pontos da cidade. O deslocamento até São Lourenço da Mata, cidade da região metropolitana a 27 km do centro, onde está localizada a Arena Pernambuco, está prejudicado, com várias vias alagadas.

O trajeto da zona sul ou do centro do Recife, que sem trânsito e num dia normal leva de meia hora a 50 minutos, está sendo feito em mais de uma hora, em alguns casos em até três horas. Diversas ruas de Boa Viagem, na zona sul do Recife, estão alagadas. É justamente nesta região onde está localizada a maioria dos hotéis das cidades.

Na porta de vários deles há grupos de americanos e alemães que tentam transporte para o jogo. No entanto, a maioria dos táxis não está rodando por causa dos alagamentos.

A reportagem flagrou estrangeiros caminhando com água nas canelas em direção ao metrô. De acordo com a Apac (Agência Pernambucana de Águas e Cilma), choveu no Recife, da meia-noite até as 9h, 51,6 milímetros (mm), que corresponde a 25% do previsto para o mês de junho.

De acordo com o meteorologista da Apac, Fabiano Prestrelo, o maior índice pluviométrico foi registrado na cidade de Igarassu (68,8 mm). Em São Lourenço da Mata, onde fica a Arena Pernambuco, o acumulado é de 55,8 mm. "Ontem, nós enviamos um alerta para a Defesa Civil sobre a quantidade de chuvas. Sempre que há previsão de chuva acima de 30 mm, enviamos um sinal. Já é um procedimento padrão da gente", afirmou Prestrelo.

A previsão é que o tempo chuvoso permaneça até amanhã. Apesar do índice elevado, o meteorologista disse que a chuva é considerada normal para o período. "Estamos dentro do período chuvoso, que começa em março e vai até julho no Grande Recife", disse.

Deslizamento

Apesar da chuva forte durante a madrugada e no início da manhã de hoje, a Defesa Civil do Recife não registrou nenhuma ocorrência de deslizamento de barreira. O único registro foi uma solicitação de reposição de lona plástica em um bairro da zona sul da capital. A pluviometria registrada nas últimas 24h foi de cerca de 60 milímetros, de acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

Em nota, a Defesa Civil informou que está intensificando o monitoramento das áreas de risco e está atenta à intensificação das chuvas registrada no início desta manhã.

Leia tudo sobre: ChuvatempestadeRecifeCopa do MundoJogosalagamentostrânsitoTemporal