Suárez é punido com nove jogos e está fora da Copa

Jogador uruguaio mordeu o ombro do italiano Chiellini na última terça-feira e recebeu gancho também de quatro meses banido do futebol

iG Minas Gerais | DA REDÇAÃO |

Chiellini mostra marca dos dentes de Suárez, após mordida no ombro
Reprodução
Chiellini mostra marca dos dentes de Suárez, após mordida no ombro

O Uruguai achou que tinha resolvido seus problemas com a recuperação do atacante Luis Suárez, autor de dois gols na vitória sobre a Inglaterra. No entanto, pouco valeu tanta correria para recuperar o atleta a tempo para a Copa: a mordida no ombro do italiano Chiellini rendeu uma punição de nove jogos e quatro meses de suspensão de qualquer atividade do futebol. O atleta também está condenado a pagar cerca de 110 mil dólares à entidade.

A dentada foi dada na última terça-feira, quando a Celeste arrancou uma classificação dramática em cima da Itália ao vencer por 1 a 0, com gol marcado depois dos 30 min do segundo tempo. Em um lance considerado bobo, em que o Uruguai ia ao ataque, o jogador simplesmente mordeu o zagueiro adversário. O árbitro da partida não viu o lance e nem chegou a dar cartão, mesmo com Chiellini mostrando a marca do machucado.

Segundo comunicado oficial da Fifa, o atacante do Liverpool feriu o artigo 48 do Código Disciplinar da entidade e deve começar a cumprir a punição imediatamente. Ele também está proibido de entrar em qualquer estádio ou qualquer ambiente em que a seleção uruguaia esteja concentrada.

"Esse tipo de comportamento não pode ser tolerado dentro de um campo de futebol, e muito menos em uma Copa do Mundo, em que os olhares de milhares de pessoas estão focados no jogo. O Comitê Disciplinar levou em conta todos os fatores na culpabilidade do senhor Suárez, segundo o estipulado pelo Código de Disciplina. A decisão está em vigor a partir deste comunicado", explicou a Fifa.

Suárez por muito pouco não ficou de fora deste Mundial. A menos de um mês da Copa, ele chegou a passar por uma cirurgia no joelho esquerdo e fez um tratamento acelerado para estar pronto. Na competição, ficou de fora da estreia, diante da Costa Rica, e foi o nome do jogo na vitória sobre a Inglaterra.

*Atualizada às 11h23

Leia tudo sobre: suárezcelestemordidachielliniuruguaipuniçãogancho