País é eldorado para estrangeiros

iG Minas Gerais | Litza Mattos |

O bom momento vivido pelo Brasil em relação a outros países da Europa e do Oriente têm colocado o país na rota dos golpes virtuais, segundo a Associação Nacional de Estrangeiros e Imigrantes no Brasil (Aneib).  

“Neste momento, o Brasil tem se constituído como o país da imigração. As ondas migratórias estão apontando o Brasil como o país que está melhor recepcionando os estrangeiros, o verdadeiro eldorado. E isso se deve, basicamente, à crise econômica da Europa e ao fechamento das fronteiras em toda a União Europeia”, afirma o presidente da Aneib, Grover Calderón.

Nos casos dos países do Oriente, problemas sociais, conflitos armados e controle religioso são os principais motivadores da “fuga”. “Tudo isso faz com que as pessoas que moram nesses locais queiram sair de lá para ter mais liberdade, e um dos países que têm as fronteiras abertas é o Brasil”, afirma Calderón.

O presidente explica que a Aneib não tem dados concretos sobre o problema, porque os estrangeiros costumam fazer o procedimento sozinhos ou acompanhados por despachantes.

“Nos casos em que o pedido é feito no Brasil via Polícia Federal, o órgão geralmente faz uma verificação no local para confirmar se efetivamente o casal está morando junto. Em outros casos é preciso ir acompanhado do parceiro(a) para tirar o visto com apresentação da certidão de casamento”, explica Calderón. 

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave