Taxa de juros de longo prazo é mantida em 5%

Número é determinada pelo Conselho Monetário Nacional e calculada a cada três meses, com base na meta de inflação para os 12 meses seguintes

iG Minas Gerais | DA REDAÇÃO |

O governo manteve a TJLP (Taxa de Juros de Longo Prazo) em 5% nesta quarta-feira (25). A taxa, referência do custo dos empréstimos do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) a empresas, está fixada em 5% há um ano e meio.

A taxa é determinada pelo Conselho Monetário Nacional e calculada a cada três meses, com base na meta de inflação para os 12 meses seguintes.

Selic

Com o ciclo de alta na taxa básica de juros (Selic), iniciado em abril do ano passado pelo Banco Central, a diferença entre essas duas taxas ficou muito alta.

A Selic, hoje em 11%, baliza as taxas de juros cobradas pelos bancos e dos títulos da dívida pública brasileira emitidos pelo Tesouro Nacional.

Com a TJLP muito mais baixa que a Selic, os subsídios do governo federal aos empréstimos do BNDES pesam muito aos cofres públicos.

Para o secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Márcio Holland, a TJLP é uma taxa a longo prazo, enquanto a Selic é de curto prazo.

"A TJLP visa à manutenção do crescimento baseado em investimento. Decisões de investimento envolvem um horizonte de tempo maior", afirmou.

Leia tudo sobre: Selic