Servidores de Viçosa irão cruzar os braços por uma semana

O motivo é a demora com que a pauta de reivindicações será enviada pela prefeitura à Câmara; a greve pode ser abortado caso o prefeito da cidade, que será julgado nesta quinta-feira, seja cassado

iG Minas Gerais | JULIANA BAETA |

Servidores da prefeitura de Viçosa, na Zona da Mata, decidiram entrar em greve com prazo determinado a partir da próxima segunda-feira (30). O motivo é a falta de resposta em relação às reivindicações do Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Viçosa (Sinfup) que conta com mais de mil filiados.

Segundo o presidente do Sinpuf Cirilo Iria Pereira, a paralisação está prevista para acontecer de segunda à sexta-feira (4), mas pode ser cancelada, caso o prefeito da cidade Celito Francisco Sari (PR) seja cassado. É que, após ser cassado em primeira instância, Sari recorreu à Justiça e será julgado em Belo Horizonte nesta quinta-feira (26).

“Se isso acontecer, quem deve assumir a prefeitura é a segunda colocada nas eleições, mas aí, iremos cancelar a greve. Não faz sentido começar uma greve dentro da prefeitura com uma administradora que acaba de chegar e ainda não se inteirou sobre os fatos”, disse Pereira.

O motivo da paralisação, segundo o Sinfup, é que a negociação sobre as reivindicações aconteceu no dia 12 de junho e a categoria colocou como prazo para a pauta ser enviada à Câmara, o dia 18 do mesmo mês. “Mas representantes da prefeitura disseram que iam enviar o texto só daqui a 30 dias, que é justamente quando os parlamentares saem de recesso. Ou seja, o prefeito tá querendo ganhar tempo, né?”, disse o presidente do sindicato.

As reivindicações dos servidores são o plano de carreira, uma recomposição da inflação no reajuste salarial, já que o prefeito colocou o valor abaixo da inflação para os servidores, a implantação do vale-alimentação e criação do vale-transporte, e 80% dos cargos comissionados ocupados por efetivos.

A reportagem tentou contato com a prefeitura de Viçosa e foi informada de que a assessoria e comunicação irá entrar em contato para falar sobre o caso.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave