Com simpatia e vitórias, técnico do México cai nas graças da torcida

Sempre muito espontâneo durante as partidas, Miguel Herrera faz sucesso com suas selfies e vira meme na internet

iG Minas Gerais | FOLHAPRESS |

Técnico do México, Miguel Herrera, postou selfie com o time e disse que meta é ganhar a Copa
Reprodução
Técnico do México, Miguel Herrera, postou selfie com o time e disse que meta é ganhar a Copa

"Não é a mesma coisa que jogar, mas dirigir o México na Copa diminui sim um pouco a frustração por não tê-la disputado como jogador", disse Miguel Herrera à reportagem, antes mesmo de o Mundial começar.

Talvez seja com o objetivo de aplacar a frustração de ter jogado as Eliminatórias, mas não o Mundial de 1994, nos EUA, que Herrera está vivendo a atual Copa do Mundo com tanta, digamos, vivacidade.

Apesar de estar à beira do gramado sempre com terno e gravata, Herrera tem dado show durante as partidas.

Grita, esbraveja, faz caretas, se atira no chão, e pula sem parar. Na estreia contra Camarões - vitória por 1 a 0 - chegou a tomar chuva, apesar do traje social.

As estripulias de Herrera não têm passado em branco no México. A torcida abraçou o técnico, que garantiu o emprego ao classificar o time, na repescagem, para a Copa do Mundo, batendo a Nova Zelândia. Antes dele, três treinadores foram demitidos.

As fotos de Herrera fazendo careta têm se transformado em memes - imagem ou ideias com tom humorístico que se espalham pela internet. E, nos estádios, caras gigantes do técnico em papelão têm sido vistas pelas arquibancadas.

Mostrando estar alinhado com as tendências do momento, Herrera tornou-se também um entusiasta de selfies, que divulga em seu perfil oficial no Twitter.

Quando a seleção foi recebida pelo presidente do México, Herrera também reuniu todos os jogadores para um autorretrato. O gesto foi repetido quando o time chegou a Santos, no litoral de São Paulo, onde tem sua base de treinos.

Na festa de recepção da delegação, o técnico postou foto abraçado a uma sambista em trajes mínimos que fez parte da comitiva de boas vindas.

A conta de Herrera no Twitter é gerida por uma empresa contratada pouco antes do início da preparação mexicana para a Copa, mas é alimentada pelo treinador com espontaneidade e frequência.

"Ganhaaaaaaaamos!", postou o técnico na segunda (23), após bater a Croácia por 3 a 1 e garantir a vaga do time nas oitavas de final.

Como se vê, os dias em que ele era conhecido como "El Piojo" (O Piolho), quando jogava, por ser criador de casos, ficaram para trás.

O México pode até não conseguir ir longe na Copa, já que terá pela frente, nas oitavas, a poderosa Holanda. Mas Herrera já é um dos campeões de simpatia do torneio.

Leia tudo sobre: vitóriasméxicoel triseleção mexicanamiguel herreratorcidacroácia