Neves e Ipatinga na listagem

iG Minas Gerais | Guilherme Reis |

Chico Ferramenta comandou Ipatinga, no Vale do Aço, de 2001 a 2004
Sergio Roberto Ag. Cobertura/1.1.2013
Chico Ferramenta comandou Ipatinga, no Vale do Aço, de 2001 a 2004

Dentre os 467 administradores públicos mineiros que estão na lista do TCU, dois foram prefeitos de cidades grandes do Estado: Chico Ferramenta (PT), que governou Ipatinga, no Vale do Aço, e Gracinha Barbosa, ex-prefeita de Ribeirão das Neves, na região metropolitana.  

Em Ipatinga, Chico Ferramenta, que administrou a cidade de 2001 a 2004, teve as contas rejeitadas pela Câmara Municipal apenas em 2012.

O parecer do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE) apontou que Ferramenta cometeu irregularidades ao abrir créditos especiais sem autorização legislativa, repassar à Câmara recursos que excediam o limite de R$ 56.603 e investir em saúde 14,03%, ou seja, abaixo do que determina a Lei de Responsabilidade Fiscal, que é de 15% no setor.

Já em Neves, Gracinha Barbosa foi condenada, em 2011, a indenizar o município em R$ 1,8 milhão por desvio de recursos públicos. O dinheiro era originário de um convênio firmado com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para construção de cinco escolas. 

Entenda

Prazo. O primeiro turno das eleições será no dia 5 de outubro. A lista do TCU tem que ser entregue à Justiça Eleitoral até 5 de julho

Atualização. Após a disponibilização da lista ao público, que ocorrerá no mesmo dia do seu encaminhamento à Justiça Eleitoral, ela será atualizada diariamente até o último dia do ano.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave