Produtor de “Lost” está de volta à TV

HBO estreia trama que mostra o mundo depois do ‘julgamento final’ bíblico

iG Minas Gerais | ISIS MOTA |

Do cinema para a TV. Liv Tyler (“Armagedon” e “O Senhor dos Anéis”) estrelará “The Leftovers”
© JAXN/AKM-GSI
Do cinema para a TV. Liv Tyler (“Armagedon” e “O Senhor dos Anéis”) estrelará “The Leftovers”

Neste domingo, às 23h, a HBO estreia mais uma produção original – “The Leftovers”. Ponto positivo: mais uma vez, a exibição será ao mesmo tempo no Brasil e nos Estados Unidos, o que tira do brasileiro aquela cara de bobo quando percebe que todo mundo já viu, menos ele, e ajuda a combater a pirataria. Ponto negativo: é mais uma série místico-religiosa-apocalíptica entre tantas que pipocam ultimamente. Ponto “ai que medo”: será a primeira produção de Damon Lindelof para a TV desde “Lost”, fato que cria tanta expectativa que já derruba 50% das chances de fazer sucesso.

É sob essa pressão que “The Leftovers” estreia, como a maior aposta da HBO para a temporada de estreias de verão, que vai de junho a agosto, e que tradicionalmente é mais fraca que a leva de estreias do outono-inverno. A série se baseia no best-seller de Tom Perrotta, lançado em 2011, e mostra o mundo três anos depois do arrebatamento, ou do julgamento final: o momento em que aqueles que aceitaram Jesus como seu salvador são levados para junto de Deus.

A narrativa é centrada nas pessoas que não foram escolhidas, e que seguem suas vidas no mundo após serem deixadas de lado pelo Criador. Ou seja, os que sobraram (os “leftovers” do título). Detalhe: os escolhidos, que evaporaram deste mundo, são 140 milhões, apenas 2% da população. O “resto” são os outros 7 bilhões, que ficam aqui se perguntando o que realmente teria acontecido com quem sumiu. Essa calamidade, como todas as grandes tragédias, transforma a fé das pessoas – algumas para o bem, outras em cinismo, paranoia, loucura ou fanatismo religioso. Esse último, ao que parece, vai responder por boa parte da trama.

Boa e bonita. No elenco, um colírio para os olhos apreciadores da beleza e do talento: Liv Tyler, que já se firmou tanto como atriz no cinema que nem é mais chamada de “aquela filha do Steve Tyler do Aerosmith”. Ela será Meg Abbott, uma mulher que se torna alvo de um dos muitos cultos presentes na trama. No “making of” divulgado pela emissora, ela é só encanto ao falar de Damon Lindelof, que, além de produtor, escreveu o piloto junto com o próprio autor do livro. “Ele vai tão fundo em cada personagem que você pensa: eu sei exatamente do que ele está falando”.

Quem também dá força ao elenco é Justin Theroux (atualmente mais conhecido do povão por ser noivo da ex-Friends Jennifer Anniston). Ele encarna um dos personagens centrais, o chefe de polícia Kevin Garvey. Depois do arrebatamento, ele fica numa situação complicada: sua mulher o deixou para se juntar a um grupo religioso, seu filho largou a faculdade para seguir um novo profeta e a filha que ficou com ele não é mais a estudante perfeita que costumava ser. Como se não bastasse tudo isso em casa, ele ainda tem que lidar com toda a população – tem quem viva como se nada tivesse acontecido, tem os histéricos e os que estão sempre dispostos a quebrar tudo.

Engrossam as fileiras dos deixados para trás por Jesus: Amy Brenneman (“Private Practice”), Christopher Eccleston (o nono “Doctor Who”),  Michael Gaston (“Prison Break”).  Amanda Warren (“The Closer”), Carrie Coon (“The Playboy Club”), Ann Dowd (“Compliance”), Emily Meade (teve participações em “Law & Order: SVU” e “Fringe”), e os gêmeos Max e Charlie Carver (os filhos de Lynette e Tom em “Desperate Housewives”).

Serão dez episódios de uma hora, a partir deste domingo. Vale a pena dar uma chance e conferir se trata-se, finalmente, da “nova ‘Lost’”, ou se estamos diante de mais uma série que vai seguir carreira na escola de fiasco por onde já passaram “Flash Forward” e “Alcatraz”.

O livro

Em português. O livro “The Leftovers” foi publicado em 21 de julho de 2012, pela Intrínseca, como “Os Deixados para Trás”. Foi o terceiro livro do autor lançado no Brasil.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave