Com aglomeração, ingleses fazem padrão Fifa "evaporar" do Mineirão

Torcedores ficaram em pé sobre as cadeiras, corredores ficaram ocupados e houve superlotação na área onde a torcida inglesa se concentrou

iG Minas Gerais | THIAGO NOGUEIRA |

Ingleses subiram nas cadeiras durante a partida conta a Costa Rica
SUPER FC
Ingleses subiram nas cadeiras durante a partida conta a Costa Rica

Torcedores brasileiros e ingleses, por pouco, não protagonizaram uma briga no anel inferior do Mineirão nesta terça-feira. Mas, além do tumulto, o episódio também apontou falhas no "padrão Fifa de qualidade".

O setor inferior amarelo, entre as entradas 120 e 124, ficou superlotada por ingleses. Os seguranças disseram que não conseguiram conter a quantidade de torcedores que insistiram em entrar na área.

Não houve o respeito pelo assento marcado. Alguns torcedores subiram nas cadeiras, cena que lembrava o antigo Mineirão. Os corredores ficaram lotados, com empurra-empurra na briga por espaço. Confira no vídeo:

Diante da iminência de conflito, a Polícia Militar precisou entrar nas arquibancadas do estádio, o que só acontece em situações extremas. Normalmente, a segurança feita pelos stewards é considerada suficiente.

A confusão começou quando brasileiros começaram a provocar os ingleses com gritos de “eliminado, eliminado”. Enfurecidos, os ingleses partiram para cima da torcida brasileira, onde havia muitas mulheres e crianças, atirando copos e cerveja. Os stewards conseguiram conter a aproximação, mas precisaram pedir o reforço da PM.

Uma parte da arquibancada precisou ser isolada, obrigando torcedores brasileiros a deixarem os lugares onde pagaram. “Quero meu ingresso de volta”, gritava a torcedora. Outro torcedor mostrava o ingresso, indicando seu lugar mas não puderam entrar na parte limitada.

Após o apito final, os jogadores da Inglaterra foram até o local para aplaudir o incentivo do torcedor. Bem depois do encerramento do jogo, quando todo o estádio já estava fazia, o grupo de ingleses ainda cantava no setor, rodeado de seguranças que tentavam fazer com que eles saíssem do estádio.

Leia tudo sobre: Copa do MundoInglaterracosta ricatumultomineirão