Savassi ganha 88 novos banheiros químicos a partir desta terça

Novas cabines têm capacidade para atender a mais de 8.000 pessoas; nos dias de jogos do Brasil, serão 172 banheiros na região

iG Minas Gerais | Bruna Carmona |

Novos banheiros têm capacidade para atender a mais de 8.000 pessoas
Wagner Liberato/Acervo Belotur
Novos banheiros têm capacidade para atender a mais de 8.000 pessoas

A região da Savassi, que tem sido palco da festa dos torcedores em Belo Horizonte durante a Copa do Mundo, vai ganhar 88 banheiros químicos a mais a partir desta terça-feira (24), segundo a Belotur. As cabines já foram instaladas e ficarão disponíveis até o dia 14 de julho. Elas têm capacidade para fazer o atendimento a 8.800 pessoas diariamente e estarão fixas na rua Pernambuco, esquina com rua Tomé de Souza; na rua Antônio de Albuquerque, esquina com rua Paraíba; na rua Pernambuco, esquina com rua Fernandes Tourinho e na rua Antônio de Albuquerque, esquina com rua Alagoas. Do total de cabines instaladas, oito serão destinadas a Portadores de Necessidades Especiais.

Nos dias de jogos do Brasil, o número de banheiros será ampliado: serão 172 no total, com capacidade para atender a mais de 17 mil pessoas.

A grande quantidade de lixo e o forte cheiro de urina que podia ser sentido poucas horas após o fim das comemorações foi motivo de incômodo para moradores e comerciantes, como mostrado pela reportagem de O TEMPO. Na região da Savassi, até esta terça-feira, só havia banheiros químicos na área reservada para o Festival Savassi Cultural, realizado em dias de jogos do Brasil e também partidas realizadas em Belo Horizonte. De acordo com Christiano Rocco, diretor da Conecte Inovação e organizador do evento, os 60 banheiros instalados nas quatro arenas destinadas ao festival eram suficientes para atender ao público interno, no entanto, como o número de pessoas que foi à Savassi para comemorar após as partidas chegou a 20 mil, foi preciso aumentar a quantidade de cabines para atender também à parte externa da praça.

Infraestrutura em outros locais

Além da Savassi, outros locais estão com banheiros químicos para uso dos cidadãos e turistas. Em dias de jogos no Mineirão, 61 unidades atendem as imediações do estádio, outros 20 banheiros estão disponíveis nos chamados Terminais Copa e na Pampulha. E ainda, em dias de jogos do Brasil e dias de jogos em Belo Horizonte, há unidades na praça Sete, na avenida Abraão Caran e na praça da Liberdade.  

Leia tudo sobre: copasavassibanheirosnovoscabines88belotur