Cientistas desenvolvem capacete para ajudar no diagnóstico de derrame

Protótipo criado na Suécia permite que o paciente seja atendido com mais rapidez e sofra menos danos no cérebro

iG Minas Gerais | DA REDAÇÃO |

Cientistas criaram equipamento que pode ajudar pessoas que estejam sofrendo derrame
Gunilla Brocker - BBC/Reprodução
Cientistas criaram equipamento que pode ajudar pessoas que estejam sofrendo derrame

Cientistas suecos criaram o protótipo de um capacete que promete mais agilidade no socorro de pessoas que estejam sofrendo derrame. O equipamento funciona através do envio de microondas para o cérebro que permitem identificar qual o tipo do acidente vascular (AVC). As duas formas mais comuns de AVC são hemorragia ou alguma coágulo entupindo a veia.

A pesquisa é realizada em conjunto pela Universidade de Tecnoligia Chalmers, Academia Sahlgrenska e Hospital Universitário Sahlgrenska. A expectativa dos cientistas é tornar o capacete acessível para as equipes de socorro em ambulâncias.

Com a ajuda do aparelho, espera-se que o atendimento seja mais eficaz, gerando menos danos ao cérebro do paciente. No geral, podem ser gastas mais de quatro horas até que a pessoa que esteja sofrendo o derrame receba o socorro necessário. Normalmente, para identificar o dano causado é preciso fazer uma tomografia computadorizada antes, prejudicando ainda mais o paciente.

Com publicação na revista especialista da área, 'Transactions on Biomedical Engineering', o estudo passou bem pela fase inicial de testes com 45 pacientes atendidos. O modelo portátil permite um socorro mais rápido, pois os médicos conseguiriam saber o tipo do derrame antes de chegar ao hospital. Os cientistas acreditam que futuramente o capacete poderá ser encaixado a um travesseiro, facilitando o atendimento ao paciente deitado.

A agilidade no socorro não elimina a possibilidade de outros exame. De acordo com o pesquisador Mikael Persson, em entrevista à BBC: "A possibilidade de descartar a hemorragia já na ambulância é um grande avanço que trará muitos benefícios no tratamento de derrame agudo". 

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave