Governo reduz imposto de importação para trigo

A eliminação da tarifa ocorre, segundo o governo, por causa da dificuldade dos países do Mercosul em fornecerem a quantidade de trigo demandada pelo Brasil

iG Minas Gerais | DA REDAÇÃO |

O governo brasileiro decidiu zerar a alíquota de importação de trigo até o dia 15 de agosto. A medida entrar em vigor nesta terça-feira (24) com sua publicação no "Diário Oficial da União", e vale para a entrada de até um milhão de toneladas.

A redução do imposto foi aprovada pela Camex (Câmara de Comércio Exterior), que reúne sete ministros de Estado. A eliminação da tarifa ocorre, segundo o governo, por causa da dificuldade dos países do Mercosul em fornecerem a quantidade de trigo demandada pelo Brasil.

HISTÓRICO

A mesma medida foi adotada em abril do ano passado e acabou valendo durante quase todo o ano.

Inicialmente, a ideia era que a tarifa ficasse zerada somente até abril, mas houve três prorrogações. Com isso, não houve cobrança de taxa até o fim de novembro de 2013.

ARGENTINA

Este ano, a Argentina, principal fornecedora do produto, vem sofrendo com a quebra de safra. Com isso, o Brasil vem sendo obrigado a buscar trigo em outros países, em especial nos Estados Unidos.

Segundo dados da Abitrigo (Associação Brasileira da Indústria do Trigo), o Brasil importou US$ 300 milhões de trigo americano nos cinco primeiros meses do ano. No mesmo período de 2013, havia comprado apenas US$ 73 milhões.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave