Apolo Heringer adia desfiliação

iG Minas Gerais |

Hoje, o ambientalista Apolo Heringer se encontra com integrantes da Rede Sustentabilidade, que está abrigada no PSB, para discutir sua situação. No último sábado, ele informou que estava retirando seu nome da disputa pela condição de candidato do PSB ao Executivo de Minas Gerais e afirmou ainda que iria se desfiliar da legenda. A decisão, porém, foi adiada. “Não posso decidir nada sozinho. Vou decidir na reunião do diretório da Rede”, explicou.

Heringer confirmou que vai esperar pelo menos mais uma semana até bater o martelo sobre sua desfiliação. O PSB tem até o dia 29 para definir o seu posicionamento no pleito de outubro, já que o registro no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) vai até o dia 30 de junho. A convenção nacional da sigla está marcada para o próximo sábado, mas a decisão sobre Minas é de responsabilidade da Executiva estadual.

“Tenho que esperar mais uma semana para não dar um passo em falso, o que me revoltou muito foi a gente não ter tido informação nenhuma. Não houve espaço democrático”, reclamou o ambientalista. Na convenção do fim de semana, o clima ficou tenso entre ele e o presidente estadual da legenda, deputado federal Júlio Delgado.

O ambientalista ainda criticou a polarização entre PT e PSDB no Estado e disse que acreditava que sua candidatura seria capaz de quebrar essa lógica em Minas.

Posição. Na noite de domingo, a Executiva nacional da Rede Sustentabilidade divulgou nota em seu site oficial para dizer que, mesmo com a desistência de Heringer, continuava favorável à união entre Rede e PSB em Minas e à candidatura própria no Estado.

O texto não faz referência à nomes específicos, mas dá a entender que o nome pode ser também do PSB, portanto, do próprio deputado federal Júlio Delgado.

A nota deixa claro que a Rede sempre apoiou candidaturas próprias estaduais e que apresentou o nome de Heringer para atender a essa expectativa. (LA)

Posição

Aliança. No início do ano, depois de um dos eventos de lançamento da chapa majoritária tucana, Júlio Delgado chegou a afirmar que a tendência era que o partido apoiasse o PSDB.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave