Artista plástico brasileiro expõe em Aspen

iG Minas Gerais |

Artista plástico brasileiro Ernesto Neto é o ganhador do prêmio Award for Art 2014 do Museu de Arte de Aspen, no Colorado (EUA), onde expõe - na mostra Gratitude - até 7 de setembro. Aspen é destino favorito dos brasileiros que praticam esqui na neve.  A instituição está de mudança para sua nova sede. Situado no centro de Aspen, o novo museu tem projeto assinado pelo premiado arquiteto japonês Shigeru Ban.

Aclamado por seu trabalho de grandes dimensões que cria ambientes que alteram e ampliam nossa percepção do entorno, utilizando tecidos semitransparentes, especiarias aromáticas e mais recentemente tramas de crochê, Neto desafia a noção de escultura como objetos estáticos e investiga formas como as alterações do espaço e do ambiente transformam relações entre as pessoas.

Ao se engajar nesse diálogo, o artista atrai e expande o modernismo abstrato de Alexandre Calder, Hans Arp e Constantin Brancusi, e as práticas performáticas e sensuais de predecessores brasileiros como Lygia Clark e Helio Oiticica. A exposição dá a oportunidade aos visitantes de desacelerar, pausar e redescobrir qualidades essenciais da experiência sensorial.

Mais informações em: www.aspenartmuseum.org.

 

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave