Sem ingresso, argentinos dormem em carros e improvisam QG no Sul

Torcedores se ajeitam para aguardar a partida entre Argentina e Nigéria, que será disputada no estádio Beira Rio

iG Minas Gerais | FOLHAPRESS |

JOÃO GODINHO
undefined

Uma "rua" de trailers de torcedores argentinos se formou nos últimos dias no fim de semana na região central de Porto Alegre.

Os turistas do país vizinho estão no país para acompanhar o jogo entre Argentina e Nigéria na próxima quarta-feira (25). Muitos não têm ingresso.

Na região central de Porto Alegre, dezenas de veículos do país vizinho estão estacionados nas proximidades de um parque.

"Um argentino começou a ficar aqui, falou para outro e começaram a se juntar", diz o engenheiro José Ginestán, 24, que veio de San Juan, a 2.300 km da capital gaúcha.

Ele está no Brasil com mais quatro pessoas que dormem em beliches montados dentro de um furgão. Cozinham em um pequeno fogareiro e passam o dia sentados em frente ao veículo.

Nenhum deles têm ingresso. "É como um camping no meio da cidade."

Sem entradas para o estádio, a Fan Fest da Fifa, perto do Beira-Rio, virou a principal atração para esses torcedores. Ginestán diz que não têm mais esperança de conseguir ingressos para ver a seleção de Lionel Messi.

Perto do grupo de San Juan, está estacionado o carro em que veio ao Brasil Ruben Bordon, 31, de Buenos Aires. Ele também não tem ingresso e pretende passar a noite no automóvel, de 1971. A ideia é seguir até São Paulo após a partida para acompanhar o possível confronto das oitavas de final.

"Está vindo gente de carona, de bicicleta, de todos os jeitos", diz. Os motorhomes estão na vizinhança do Acampamento Farroupilha, evento que reúne entidades tradicionalistas do Rio Grande do Sul.

Javier Estrada, 34, está em Porto Alegre com mais seis amigos em um ônibus de 1970, vindos de Tigre, cidade próxima a Buenos Aires. Diz que não se importa com o local de pernoite. "Não vamos dormir, viemos para fazer festa", disse.