Grupo realiza copa popular em protesto contra o Mundial

Organizadores chegaram a fazer um campo de futebol com giz no chão da praça e deram início a uma partida

iG Minas Gerais | Natália Oliveira |

Manifestantes colocaram faixas na praça da Estação
web reporter / Joana Suarez
Manifestantes colocaram faixas na praça da Estação

Cerca de 60 manifestantes já estão reunidos na praça da Estação, na região central da cidade para o movimento “A ocupação” realizado neste domingo (22). O grupo desenhou com giz um três campos de futebol no chão e deram início a uma partida. No local, há cerca de 30 policiais que estão revistando quem chega pelo metrô.

O evento que foi marcado pelo Facebook e tem mais de mil confirmações. O grupo vai ocupar a rua Aarão Reis desde a praça até o viaduto Santa Tereza com arte. É a sétima edição do movimento. Dessa vez, é feita uma crítica a Copa do Mundo, a maioria dos participantes pertencem a movimentos sociais e ao Comitê dos Atingidos pela Copa. Na descrição do evento os organizadores esclarecem:

“Atingidas e atingidos pela Copa vão resgatar o verdadeiro sentido popular e lúdico do futebol arte, que se difunde dos campinhos de terra e nas ruas, com direito a tropeirão dos barraqueiros do Mineirão, juiz palhaço e geral na torcida! Nosso futebol é do povo e não aceita a FIFA não!” O grupo está pede ainda uma CPI para investigar os gastos com o Mineirão.

Além do futebol, em que os integrantes do movimento fizeram suas próprias camisas, está havendo ainda apresentações culturais com tambores sendo tocados e mulheres dançando com bambolê. Por enquanto, o clima do movimento é tranquilo.  O trânsito não foi interrompido no local. 

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave