Em busca das oitavas e de mais experiência Só vale a vitória

iG Minas Gerais |

Ansiedade. Vincent Kompany admitiu ansiedade da Bélgica na 1ª rodada
Wong Maye-E/associated press
Ansiedade. Vincent Kompany admitiu ansiedade da Bélgica na 1ª rodada

Rio de Janeiro. A vitória que colocará a Bélgica com uma rodada de antecipação nas oitavas de final é o principal objetivo da equipe na partida contra a Rússia, neste domingo, às 13h, no Maracanã. Mas o treinador Marc Wilmots tem uma segunda meta. Seu desejo é que seus comandados acumulem maturidade para os mata-matas.

Apesar de ter desembarcado no Brasil como candidata à sensação e contar com jogadores em grandes clubes, a Bélgica tem um elenco de pouquíssima experiência com a camisa da seleção. O veterano zagueiro Van Buyten, 36, do Bayern de Munique, é o único dos 23 jogadores belgas que já participou de um Mundial anteriormente, em 2002. A inexperiência do time foi automaticamente lembrada depois da estreia. A Bélgica venceu a Argélia por 2 a 1 e é líder isolada do grupo H. Mas passou muito sufoco e mostrou pouco futebol. “Nos primeiros minutos, por ser a primeira Copa de todos, teve uma ansiedade que nos prejudicou”, disse o capitão Kompany. A equipe belga conseguirá a classificação antecipada em caso de vitória contra a Rússia. Caso empate ou perca, jogará pela vaga contra a Coreia do Sul na última rodada. A seleção da Bélgica tem preferido não assumir o papel de protagonista do grupo. Para o treinador da equipe, a Rússia também tem essa responsabilidade. “Favorita? Quando foi feito o sorteio, Rússia e Bélgica eram as duas favoritas, ainda que isso não queira dizer nada. Rússia e Coreia do Sul só têm um ponto. Vão ter que buscar o resultado”, avaliou Wilmots.

Só vale a vitória

Porto alegre. Coreia do Sul e Argélia fazem neste domingo, às 16h, em Porto Alegre, um duelo por sobrevida no grupo H. Na primeira rodada, nenhuma das duas venceu. A seleção asiática até empatou com a Rússia, com quem divide neste domingo a segunda colocação do grupo, e imagina brigar pela vaga nas oitavas de final do torneio. Um resultado positivo é esperado porque, na sequência, terá de enfrentar a Bélgica, principal força da chave. Os argelinos têm como principal objetivo voltar a vencer em uma Copa, algo que não conseguem desde 1982. A equipe perdeu para os belgas, por 2 a 1, na primeira rodada. 

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave