Sem condições físicas, R10 volta ao time por força de contrato

Acordo de amistosos determina que o meia alvinegro entre de titular e que fique em campo, pelo menos, por 55 minutos

iG Minas Gerais | DA REDAÇÃO |

Se dependesse do técnico Levir Culpi, Ronaldinho só estaria em campo após melhorar a sua forma física
Atlético/Divulgação
Se dependesse do técnico Levir Culpi, Ronaldinho só estaria em campo após melhorar a sua forma física

O meia Ronaldinho Gaúcho será a principal atração do time do Atlético no jogo deste domingo contra o Ghizhou Renhe, às 08h30 (horário de Brasília), no estádio Ninho da Fênix, no primeiro dos três amistosos que o alvinegro irá realizar na China. Porém, ele não estará em campo por sua qualidade técnica ou por seu status de grande estrela do mundo da bola. R10 iniciará a partida por força de contrato, que exige a presença do meia dentro das quatro linhas.

O camisa 10 do Galo está retornando de contusão e ainda não tem condições de atuar durante os 90 minutos. Por isso, Levir Culpi afirmou que o empenho dos outros jogadores será fundamental na partida. “O Ronaldo tem que participar de 55 minutos do jogo por força do contrato. É uma preocupação a mais que temos para preservar a parte física dele, vai ter que controlar um pouco, e os outros vão ter que fazer mais sacrifício. A parte defensiva diminui um pouco porque ele não está em plenas condições. Mas o Ronaldo sabe jogar e temos que deixá-lo flutuando. Por isso cada um tem que dar um pouco a mais na parte defensiva para ajudar no que ele não puder fazer”, disse.

Na lateral-direita, como não existe força de contrato, o treinador vai manter Alex Silva, uma vez que Marcos Rocha ainda busca sua melhor condição física por estar voltando de um longo processo de recuperação. “Pode ser o mesmo, claro que a base tem que ser essa. Na lateral o Marcos vai entrar gradativamente, num processo parecido com o do Ronaldinho, mas sem queimar o filme porque temos três jogos em dez dias”, declarou Levir.

Quem tem a estreia garantida é o meia-atacante Maicosuel, que está há muito tempo sem jogar, mas tem boa condição física. “O Maicosuel também dá para notar que está normal, mas já está há muito tempo sem jogar, mais de dois meses. Então com essa sequência de três jogos, ele vai estar muito bem no retorno”, completou.

Apesar de se tratar de um amistoso, o clima nas arquibancadas do estádio Ninho da Fênix será de um grande duelo. Mais de 40 mil ingressos já foram vendidos, com os chineses ansiosos por verem Ronaldinho e o time alvinegro em campo. Com as questões físicas e extra-campo definidas, o Atlético deve iniciar o jogo com Giovanni; Alex Silva, Leonardo Silva, Edcarlos e Emerson; Pierre, Leandro Donizete, Tardelli e Ronaldinho, Maicosuel e André.

Leia tudo sobre: AtleticoamistososchinaGaloRonaldinhor10acordo55 minutoscondicaofisica