“O sucesso está no cuidado contínuo”

Luis Fernando Rolim Superintendente UNIMED-BH

iG Minas Gerais |

Existe uma estimativa de ampliação do Programa de Atenção Ambulatorial à Criança com Asma para outras unidades? A nossa ideia é trabalhar com a gestão de todas as doenças crônicas que têm necessidade de acompanhamento, buscando trabalhar a vinculação das equipes e dos médicos com os clientes. O programa começou em Contagem, mas temos também unidades no vetor norte, em Betim, e na área central, onde vamos buscar fazer o mesmo trabalho.

Quais são as próximas etapas? Nesse momento, ainda estamos com o plano de expandir o programa em Contagem, aumentando captação dos pacientes. Porém, a expectativa é de implantação nas outras unidades. A nossa proposta de mudança é no sentido da melhoria e da maior aproximação dos pacientes e dos médicos específicos que cuidem desse tipo de patologia crônica. O sucesso do programa de atenção ambulatorial à criança com asma está no cuidado contínuo, e não esporádico e eventual. O melhor lugar não é o pronto-atendimento, é o consultório.

Que tipo de orientação será dada? Esperamos ajudar na orientação das famílias para que elas não se dirijam ao pronto-atendimento desnecessariamente. A doença só tem controle se houver uma aproximação entre a equipe médica e a família. (LM)

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave