'Fan walk' baiana tem macaquinho, futebol no asfalto e muita lábia

Clima de confraternização entre torcedores franceses e suíços também se faz presente no percurso até a Fonte Nova

iG Minas Gerais | FERNANDO ALMEIDA E THIAGO PRATA |

Salvador (BA). Os 2 km de percurso da ‘fan walk’ da Arena Fonte Nova não são um passeio qualquer aos torcedores presentes na Copa do Mundo. Ao longo do trajeto, turistas ou mesmo os próprios nativos podem se deparar com situações inusitadas, em meio a um cenário de paisagens antagônicas, mas de belezas peculiares. De um lado, casas humildes, marcadas por uma pureza única e repleta de pessoas alegres. Do outro, um dos mais importantes cartões postais da capital baiana, a lagoa Dique do Tororó.

Sob um forte sol, o início do ‘circuito’ da tarde desta sexta-feira começou com alguns garotos sem camisas correndo atrás de um macaquinho. O animal acabou driblando os meninos ao subir num poste e correr pelas fiações. Mesmo assim, os perseguidores não desistiram e continuaram atrás dele, gritando muito.

Pouco depois, uma cena que era bastante comum no país décadas atrás, mas que vem correndo risco de extinção aos poucos: o futebol no asfalto. Mesmo na área ‘fan walk’, alguns jovens participavam de uma partida, com golzinhos em cada lado. E nem o forte sol da ‘hora do almoço’ era capaz de tirá-los dali. A pelada só era interrompida quando os ônibus e carros da Fifa passavam por ali.

Próximo às estátuas das baianas, localizadas dentro da lagoa, um clima de confraternização entre suíços e franceses. Vários aproveitavam a bela paisagem para tirarem fotos juntos.

Enquanto isso, muitos comerciantes tentavam fazer o seu ‘lobby’. Uma senhora usava toda sua lábia para vender cerveja e água. “Você vai gritar tanto gol na Arena que vai precisar molhar a garganta com água geladinha”, dizia ela à reportagem.

Quase no fim da caminhada, uma casa à direita exibia duas bandeiras da Suíça e uma do Brasil. Um homem saiu da moradia e ficou balançando uma camisa da seleção helvética, para o delírio de alguns torcedores do time vermelho que trafegavam pelo local.

Os aficionados de Suíça e França acompanham daqui a pouco, às 16h, no estádio, a partida entre as duas seleções pela segunda rodada do grupo E da Copa do Mundo.

Leia tudo sobre: SuiçaFrança