Suárez supera cirurgia para disputar segunda Copa consecutiva

Atacante se machucou no dia 11 de maio e passou por uma artroscopia faltando apenas 11 dias para a apresentação da seleção

iG Minas Gerais | Antônio Anderson |

undefined

Quando deixou o campo com uma lesão no joelho esquerdo no dia 11 maio, data em que o seu clube, o Liverpool, venceu o Newcastle por 2 a 1, em partida da última rodada do Inglês, Luis Suárez, 27, se viu ameaçado de não disputar a sua segunda Copa do Mundo consecutiva.

No dia 22 de maio,faltando apenas 11 dias para a apresentação da seleção uruguaia, o atacante era submetido a uma artroscopia no joelho que poderia deixá-lo de fora da competição. Mesmo se recuperando da cirurgia, Luisito se apresentou ao técnico Oscar Tabarez em embarcou com os companheiros para o Brasil.

Artilheiro do Campeonato Inglês com 31 gols e eleito o melhor jogador da competição, Luis Suárez viu do banco de reservas a derrota da Celeste Olímpica por 3 a 1 para a Costa Rica, na partida de estreia na Copa do Mundo.

O resultado colocou em risco as pretensões do Uruguai, que para manter as chances de classificação às oitavas de final precisaria vencer a Inglaterra na rodada seguinte. E foi justamente contra os ingleses, 28 dias depois da cirurgia, que Luisito voltou a vestir a camisa do seu país e virou o herói da partida, ao marcar os dois gols da vitória.

Segundo a biblioteca virtual da wikipédia, Luis Suárez tem 78 jogos e 43 gols com a camisa da seleção uruguaia. Revelado nas categorias de base do Nacional de Montevidéu, em 2003, o atacante fez a sua estreia pela Celeste Olímpica em 2007, durante as eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010.

No Mundial da África, há quatro anos, ele foi um dos destaques da equipe, que terminou a competição em quarto lugar. Luisito marcou gol na vitória sobre o México, na fase de grupo, e os dois gols da vitória sobre a Coréia do Sul, nas oitavas de final da competição.

Em entrevista após o jogo de quinta-feira, Luis Suárez dedicou os dois gols marcados contra os ingleses ao povo de seu país. "Quando se tem 3 milhões de pessoas a favor, só se pode vencer. Não há mais nada para fazer", disse o atacante, que após a Copa do Mundo poderá se transferir para o Barcelona. "Foi uma partida difícil, daquelas que dá gosto jogar e vencer. Para mim, estar numa Copa do Mundo já é uma vitória. Foi uma recuperação difícil", destacou Luisito.

 

Luis Suárez na seleção uruguaia

Ano  - Jogos  Gols 2007 -   6       2 2008 -  10       4 2009 -  12       3 2010 -  11       7 2011 -  13      10 2012 -   8       4 2013 -  16       9 2014 -   3       4 Total -  79      43

Leia tudo sobre: SuárezLuisitoseleção uruguaiSeleção UruguaiInglaterraLiverpoollesãojogosUruguai