A vida do Anjo das Pernas Tortas

Dirigido por Joaquim Pedro de Andrade, “Garrincha, Alegria do Povo” mostra vida de estrela do futebol

iG Minas Gerais | da redação |

Querido do povo brasileiro, Garrincha morreu em 1983 vítima de cirrose
fcs / divulgação
Querido do povo brasileiro, Garrincha morreu em 1983 vítima de cirrose

Conhecido por seu mágicos tribles que encantaram torcedores do Brasil e do mundo, Manuel Francisco dos Santos, o Mané Garrincha, é um dos ícones do futebol e teve sua vida, tanto profissional quanto pessoal, registrada no documentário “Garrincha, Alegria do Povo”, que será exibido hoje, no Cine Humberto Mauro, com parte da mostra “Estéticas do Jogo”.

Filmado em 1962, ano que representou o apogeu do craque, mostra imagens do jogador em ação pelo Botafogo, alternadas com cenas do cotidiano, como a rotina de treinos no clube carioca e a preparação do time para entrar em campo. Tudo isso com direito a aparições de outros nomes conhecidos do esporte como Zagallo, Jairzinho e o goleiro Manga.

Porém, o filme vai além de retratar o excepcional jogador e mostra, por meio da narração de Heron Domingues, a comovente história de vida de Garrincha. Antes da fama, por exemplo, ele morou em uma casa cedida pela indústria, onde trabalhava em sua cidade natal, Magé.

Ainda nesse contexto, o longa sublinha fatos curiosos, como a capacidade dele de dormir durante o horário de trabalho e, mesmo assim, não ter sido despedido, pois nos finais de semana era o melhor jogador das peladas da fábrica, e o fato de ele ter descoberto que suas pernas eram tortas somente após ter lido sobre isso no jornal.

Considerado por muitos o primeiro documentário brasileiro sobre um esportista, “Garrincha, Alegria do Povo”, traz ainda breves depoimentos do esportistas e cenas histórias de seus dribles e gols defendendo o Botafogo e a Seleção Brasileira na Copa do Mundo em 1958 e 1962. Dessa forma incita uma sensação de nostalgia no espectador, tenha esse presenciado ou não a trajetória dessa estrela. Serviço. Mostra “Estéticas do Jogo” exibe documentário “Garrincha, Alegria do Povo”. Hoje, às 20h, no Cine Humberto Mauro (av. Afonso Pena, 1.537, centro). Entrada franca.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave