Brasileiro metido a italiano

Casa temática, especializada no empanado coberto com molho de tomate, é inaugurada no Cruzeiro; opções, com cara caseira, vão de filé bovino a avestruz, passando pela vegetariana berinjela

iG Minas Gerais | Lygia Calil |

undefined

Nem alta, nem baixa cozinha. Recém-aberto no Cruzeiro, o temático Armazém Parmeggiano, nas palavras de seu criador, Ronaldo Rates, serve mesmo é “média gastronomia”. A casa é especializada em parmegianas, o prato legitimamente brasileiro que tenta se passar por italiano – pelo menos, no nome.

“Para quem duvida que o prato não é de Parma, desafio ir até lá para tentar encontrar alguma coisa parecida”, diz Ronaldo, muito conhecido no meio como Alemão, ex-sócio do Duke’n’Duke e dono da lanchonete Der Famous.

Pequeno, com apenas 25 lugares, o Armazém fica em uma ruazinha tranquila do bairro – e, ainda assim, vem chamando a atenção desde que abriu as portas.

No cardápio, são seis opções de receitas à parmegiana (filé, frango, lombo suíno, peixe, avestruz e berinjela), que podem ser montadas com acompanhamentos a gosto – desde batata frita até purê de abóbora, passando pela saladinha. “É uma comida com cara de caseira, que gostam de chamar de ‘comfort food’, que remete às nossas mães e avós”, diz Alemão. Por isso, nada de esperar um prato com toque contemporâneo.

Segundo ele, a receita original, de filé, o acompanha há muitos anos e tem alguns truques inventados a partir de tentativa e erro. A versão da casquinha do empanado, por exemplo, é mais sutil do que as receitas clássicas, por levar uma mistura de farinha de rosca, castanha de caju e féculas de arroz e batata. Também para fritar, o método é inusual: pouco óleo, apenas para dourar o empanado, finalizado com molho de tomate, presunto e mussarela.

Para a ambientação da casa, Alemão trouxe objetos antigos da fazenda e garimpados em mercados, como uma balança vermelha vintage e uma chopeira da década de 1940. Serviço. Armazém Parmeggiano, rua Senhora das Graças, 16, Cruzeiro. (31) 9943-1414.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave