Contagem anuncia novo secretário de Saúde

No último dia 16, Luciano Novaes foi empossado pelo governo municipal e acredita ter grandes desafios a enfrentar à frente de sua secretaria

iG Minas Gerais |


Novidades.
 

Luciano Fernandes Novaes foi empossado como secretário de Saúde do município
evandro parreiras
Novidades. Luciano Fernandes Novaes foi empossado como secretário de Saúde do município

O prefeito Carlin Moura, acompanhado do seu vice, João Guedes, deu posse, na última terça-feira (16), ao novo secretário municipal de Saúde, Luciano Novaes, e ao seu adjunto, Luis Fernando Machado.

A posse aconteceu no auditório da prefeitura. Compareceram secretários municipais, vereadores, administradores regionais e demais membros da gestão municipal. "Hoje estamos aqui celebrando um ato de continuidade daquilo que estabelecemos desde o nosso primeiro dia de governo: a saúde como uma prioridade", destacou o prefeito Carlin Moura.

Luciano Fernandes Novaes é formado em administração, pós-graduado em gestão empresarial pela UNA e mestre em engenharia da produção, com linha de pesquisa em planejamento e custo. É professor de graduação nos cursos de administração e ciências contábeis da PUC Minas Contagem e no curso de administração da Anhanguera Educacional S.A. Também leciona na pós-graduação do IEC na disciplina de liderança.

Novaes tem ampla experiência na gestão pública. Trabalhou na CEMIG por 16 anos, nas áreas de Recursos Humanos, Logística e Gestão da Transmissão. Na Prefeitura de Betim exerceu os cargos de secretário municipal de Administração e superintendente municipal de Segurança Pública. Na Prefeitura de Contagem foi assessor especial da Procuradoria Geral do Município.

"Temos muitos desafios à frente desta importante secretaria. Basta saber que em Contagem, com sua população estimada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) em mais de 637 mil pessoas, 80% desse total é dependente do SUS", explicou Luciano Novaes.

Já o secretário adjunto, Luis Fernando Machado é cirurgião vascular e tem ampla experiência em gestão hospitalar. Machado foi diretor do hospital Vera Cruz, em Belo Horizonte, por mais de 40 anos.

Avanços na Saúde

O prefeito Carlin Moura, destacou ainda, os principais avanços alcançados até então por seu governo, com especial destaque para as 18 Unidades Básicas de Saúde que serão construídas em Contagem.

"Estes importantes aparelhos são a demonstração prática da prioridade que o nosso governo dá à saúde", disse.

Moura também enalteceu um feito histórico para o município: pela primeira vez, desde a criação do Programa Saúde da Família (PSF), Contagem conta hoje com 100% de cobertura médica em todas as equipes do programa.

"Com a valorosa ajuda do programa Mais Médicos e do Programa de Valorização da Atenção Básica (Provab), conseguimos garantir a todas as equipes do programa PSF a presença de um médico. É um grande avanço para a estratégia de saúde da família de Contagem", destacou.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave