Bala perdida mata árbitro em jogo de futebol em favela pacificada

Troca de tiros aconteceu durante protesto de moradores contra os policiais que haviam detido menor por porte de drogas

iG Minas Gerais | Da Redação |

Uma troca de tiros entre policiais da UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) de Manguinhos, na zona Norte do Rio, e traficantes, por volta de 17h45 de quarta-feira (18), resultou na morte do morador Afonso Maurício Linhares, 25. No momento do confronto, ele apitava uma partida de futebol entre amigos dentro da comunidade, segundo relato de pessoas próximas.

De acordo com a Coordenadoria de Polícia Pacificadora, policiais faziam um patrulhamento de rotina no início de noite de quarta, quando apreenderam um menor que portava drogas. Para evitar que o rapaz fosse encaminhado à 21ª DP, em Bonsucesso, alguns moradores começaram um protesto, segundo a UPP. Na sequência, tiros foram disparados em direção aos policiais, que reagiram.

Ainda segundo a polícia, a situação foi contida, e o menor levado para a delegacia. Porém, quando os militares retornavam para a comunidade, avistaram moradores conduzindo Linhares, que havia sido atingido por um tiro no olho. A própria PM o encaminhou ao Hospital Geral de Bonsucesso, mas ele não resistiu ao ferimento. Há pouco mais de um mês, outro morador morreu em situação semelhante, em Manguinhos.