Itália e Costa Rica duelam por liderança no “Grupo da Morte”

As duas equipes chegam de vitória na estreia e buscam segundo triunfo para fechar fase de classificação com mais tranquilidade

iG Minas Gerais | FOLHAPRESS |

Lance do jogo entre Itália e Inglaterra em Manaus
Antonio Calanni/AP
Lance do jogo entre Itália e Inglaterra em Manaus

Na teoria, a Itália é favorita contra a Costa Rica na sexta-feira, às 13h, na Arena Pernambuco, pela segunda rodada do Grupo D da Copa-2014. Mas, após a zebra costa-riquenha ter colocado o Uruguai em xeque, os italianos evitam qualquer clima de euforia antes da partida. Até porque, surpreendentemente, quem lidera o "Grupo da Morte" é a Costa Rica, que fez 3 a 1 na estreia sobre o Uruguai, em Fortaleza, no último sábado (14). A Itália tem os mesmos três pontos com a vitória por 2 a 1 sobre a Inglaterra, em Manaus, mas um gol a menos de saldo. Quem vencer em Recife praticamente garantirá vaga nas oitavas de final. Dona de quatro títulos mundiais e nona colocada no ranking da Fifa, a Itália ganhou confiança com o bom futebol da estreia, mas mostra cautela sobre o adversário desta sexta. "A Costa Rica joga bem, principalmente no ataque. Verticalizam muito o jogo e são velozes. Eles estão mais habituados a jogar com o clima que teremos. Será uma partida muito difícil pelo entusiasmo e a qualidade dos jogadores deles. Temos que jogar como se fosse uma final", afirmou o volante Thiago Motta, que nasceu no Brasil e tem nacionalidade italiana. O técnico Cesare Prandelli resolveu modificar bastante o time em relação à estreia. Abate deve entrar na vaga de Palatta na lateral direita, e Chiellini voltará a atuar como zagueiro para a entrada de Thiago Motta no meio-campo. No gol, Buffon se recuperou de dores e voltará a ser titular. Para a Costa Rica, uma vitória sobre os italianos significará o retorno histórico às oitavas de final -nas três participações anteriores em Mundiais, a Costa Rica só chegou ao mata-mata em 1990. E o técnico Jorge Luis Pinto acredita que a equipe pode continuar a surpreender. "Nós vamos repetir esse esforço contra a Itália. Queremos ser protagonistas não só na primeira rodada, mas nas próximas, buscando os pontos para classificar."

ITÁLIA Buffon; Abate, Barzagli, Chiellini e Darmian; De Rossi, Thiago Motta, Pirlo, Marchisio e Candreva; Balotelli. T.: Cesare Prandelli COSTA RICA Navas; Umaña, González e Duarte; Gamboa, Tejeda, Borges e Diaz; Ruiz, Campbell e Bolaños. T.: Jorge Luis Pinto Estádio: Arena Pernambuco, no Recife Horário: 13h Árbitro: Enrique Osses (Chile)