Fórmula para colocar seleção brasileira na rota de BH é simples

Para disputar as oitavas de final na capital, time de Felipão precisa apenas repetir o mesmo resultado do México, desde que seja pelo menos um empate

iG Minas Gerais | Victor Martins |

Mineirão Stadium has pleased the foreigners in this Cup
Lúcia Sebe/Imprensa MG
Mineirão Stadium has pleased the foreigners in this Cup

Encerrada a segunda rodada do grupo A, a preocupação do torcedor da seleção brasileira já não é tanto com a classificação. Apesar do empate sem gols com o México, o Brasil está em situação cômoda, até mesmo por conta do adversário que tem pela frente, o eliminado Camarões. Mas a preocupação do brasileiro e, especialmente, dos mineiros é sobre que é preciso fazer para terminar a primeira fase na liderança do grupo.

Numa conta simples, basta o time de Felipão fazer o mesmo resultado que o México, desde que seja vitória ou empate. Como a equipe canarinho tem melhor saldo de gol, manteria primeira posição. Em caso de triunfo, o Brasil só perde a liderança se os mexicanos vencerem a Croácia por uma diferença superior a dois gols que o Brasil fizer em Camarões. Por exemplo: se fizer 1 a 0 nos africanos, os brasileiros são não serão os líderes se o México fizer 3 a 0 sobre os europeus.

Mas até mesmo com o empate, o Brasil pode confirmar a liderança e, assim, o direito de jogar no Mineirão nas oitavas de final. Nesse caso, é preciso que partida entre México e Croácia também termine empatada.

Embora não esteja classificado, o Brasil pode garantir a vaga na próxima fase até mesmo com uma derrota. O resultado parece bem improvável, principalmente por conta do péssimo futebol apresentado pelos camaroneses nesse Mundial. Mas caso aconteça o revés, o Brasil vai estar na fase seguinte desde que a Croácia vença, ou que o México ganhe de goleada. Lembrando que em termos de classificação, o time de Felipão precise apenas do empate.

A rodada final do grupo A vai ser disputada na próxima segunda-feira, dia 23, às 17h. Brasil e Camarões vão jogar no estádio Mané Garrincha, em Brasília. Já o duelo entre Croácia e México está marcado para a Arena Pernambuco, em Recife.