Jack White bate recorde de vendas de vinis com novo disco, 'Lazaretto'

No total, o americano vendeu 138 mil cópias de seu disco em sua semana de estreia; versão em vinil vendeu 40 mil discos, superando os 34 mil de "Vitalogy", do Pearl Jam, de 1994

iG Minas Gerais | DA REDAÇÃO |

O roqueiro americano Jack White, exWhite Stripes, estreou em primeiro lugar nas paradas americanas, monitoradas pela revista "Billboard", com seu novo álbum, "Lazaretto". Ele ainda bateu o recorde de vendas de vinis desde que elas começaram a ser monitoradas, em 1991.

No total, White vendeu 138 mil cópias de seu disco em sua semana de estreia. A versão em vinil vendeu 40 mil discos, superando os 34 mil de "Vitalogy", do Pearl Jam, de 1994.

O número é impressionante, uma vez que "Vitalogy" foi lançado primeiro em vinil e só duas semanas depois começou a comercializado em CD e fita cassete.

Para alcançar a marca, ajudou o fato de que o vinil de "Lazaretto" tem faixas secretas e até um holograma, o que intrigou os fãs de música.

O cantor ajudou a promover o LP ao comparecer em diversos programas de TV e talk shows americanos, como o de Conan O'Brien, para descrever o que tornava seu disco tão especial --por exemplo, o fato de que pode ser tocado em três rotações diferentes e como o lado A deve ser ouvido de dentro do LP para fora.

As vendas em vinil foram quase tão grandes quanto as de CDs, já que contabilizaram apenas 41 mil cópias. O resto das vendas foi em formato digital.

"Lazaretto" é o segundo disco solo de White, sequência de "Blunderbuss", de 2012.

Fora "Lazaretto", nenhum novo disco apareceu no top 10 da "Billboard" nesta semana. Outra estreia só pode ser vista na 12ª posição, com "Whispers", do cantor Passenger.

Em segundo lugar, ficou "Platinum", de Miranda Lambert (62 mil cópias vendidas), e, em terceiro, a trilha sonora do filme de animação "Frozen" (50 mil cópias).

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave