Uruguai e Inglaterra decidem futuro nesta quinta, em São Paulo

Derrotados na primeira rodada do Grupo D, equipes se enfrentam nesta quinta-feira (19) no Itaquerão, às 16h; quem perder dependerá de uma improvável combinação de resultados para sonhar com as oitavas de final

iG Minas Gerais | FOLHAPRESS |

A capital paulista será palco da partida que poderá decidir o destino de ao menos um campeão mundial na Copa-2014. Derrotados na primeira rodada do Grupo D, Uruguai e Inglaterra se enfrentam nesta quinta-feira (19) no Itaquerão, às 16h, e quem perder dependerá de uma improvável combinação de resultados para sonhar com as oitavas de final.

Campeões em 1930, em casa, e em 1950, no primeiro Mundial no Brasil, os uruguaios estão em situação mais complicada. A derrota por 3 a 1 para Costa Rica, time azarão do "Grupo da Morte", na estreia em Fortaleza, deixou os atuais campeões sul-americanos na lanterna da chave.

Quarto colocado na África do Sul, em 2010, o Uruguai era cercado de expectativas para 2014, quando voltaria ao país em que conquistou seu último Mundial. Agora, o grupo dirigido por Óscar Tabárez tenta usar o revés da estreia como motivação para o duelo contra os ingleses. 'Já passamos por muitas coisas, e sobrevivemos. Repescagens, jogos complicados, situações no limite, e aqui estamos. Esta geração já ganhou quase tudo e sabe como vencer", afirmou o atacante Cavani. "Vamos enfrentar a Inglaterra e a Itália, que não são qualquer um. E temos de vencer', acrescentou.

Poupado na estreia, o centroavante Luis Suárez estará entre os titulares no Itaquerão. Sem Maxi Pereira, expulso contra a Costa Rica, a lateral esquerda será ocupada por Alvaro Pereira, do São Paulo. E no meio-campo a novidade será Lodeiro, ex-Botafogo e novo reforço do Corinthians.

Na manhã desta quarta (18), a federação uruguaia confirmou que o zagueiro Lugano está fora do confronto por conta de dores no joelho esquerdo. Assim, o jovem Giménez, do Atletico de Madri, deverá atuar ao lado do companheiro de clube Godín.

Do lado inglês, a principal dúvida é a permanência ou não do astro Wayne Rooney no time titular. Apesar do bom desempenho da Inglaterra na estreia, a equipe perdeu para a Itália por 2 a 1 em Manaus, sábado.

E a atuação apagada de Rooney deixou o atacante na berlinda.O técnico Roy Hodgson ainda não definiu o futuro de Rooney.Mas, se ele permanecer na equipe, deverá atuar no comando do ataque, tal como ocorre no Manchester United.

URUGUAI Muslera; Cáceres, Giménez, Godín e Alvaro Pereira; Arévalo Rios, González, Cristian Rodríguez (Ramírez) e Lodeiro; Suárez e Cavani. T.: Óscar Tabárez INGLATERRA Hart; Johnson, Cahill, Jagielka e Baines; Gerrard, Henderson (Wilshere) e Sterling; Welbeck (Barkley), Rooney (Lallana) e Sturridge. T.: Roy Hodgson Técnico: Roy Hodgson Estádio: Itaquerão, em São Paulo Horário: 16h Árbitro: Carlos Velasco Carballo (Espanha)

Leia tudo sobre: COPA DO MUNDOINGLATERRAGRÉCIA