Lanches saudáveis para torcer na Copa sem abusar da dieta

A tradicional pipoca não precisa de óleo ou manteiga para ser feita, diz nutricionista

iG Minas Gerais | Da redação |

Torcida. Para não sair do jogo com o estômago pesado, lanches saudáveis dão leveza ao momento de celebrar o futebol
Alisson Gontijo - 15.6.2010
Torcida. Para não sair do jogo com o estômago pesado, lanches saudáveis dão leveza ao momento de celebrar o futebol

Copa do Mundo é sinônimo de amigos e família reunidos, sempre com bons comes e bebes. Mas, para quem está tentando seguir um estilo de vida mais saudável, os lanchinhos dos dias de jogos acabam desanimando. Muito sal, gordura e açúcar garantem que o resto da semana vai ser gasto na tentativa de compensar os abusos cometidos.

Para que o encontro só renda lembranças positivas – se os jogadores permitirem –, a nutricionista do Movimento Comer Bem É Tudo de Bom, Rosana Perim, dá dicas para a preparação do cardápio.

Ela conta que algumas trocas bem simples deixam o cardápio saudável. A tradicional pipoca, por exemplo, não precisa levar óleo ou manteiga em sua preparação. Já os queijos podem ser mais magros, e mix de castanhas podem substituir os salgadinhos. O que vale é a criatividade.

Pipoca

Você vai precisar de 1/2 xícara (chá) de milho de pipoca, um saco de pão de papel vazio e uma folha de papel-toalha. Coloque o milho dentro do saco de pão, feche-o enrolando bem as pontas, posicione a folha de papel-toalha embaixo do saco de pão e coloque no micro-ondas por 3 minutos.

Queijos

Corte em quadradinhos queijos mais magros e tempere com azeite e orégano. Se quiser mudar a apresentação, você ainda pode montar espetinhos alternando o queijo com tomatinhos e azeitonas. Fatiar abobrinha em tiras bem fininhas também pode resultar em um delicioso carpaccio.

Sucos

Com a grande variedade que temos de frutas, você pode abusar dos diversos sabores e misturas. Procure não adicionar açúcar ou adoçante, já que muitas opções já trazem o doce da fruta. E não se esqueça de deixar água sempre disponível para os convidados.

Sanduíche

Use um pão integral, com grãos e sementes, e recheie com queijo branco, alface, tomate e peito de frango desfiado. Corte os sanduíches em pedaços pequenos para virarem petiscos. Para ficar ainda mais nutritivo, use rúcula, queijo cottage, ricota, atum, peito de peru, cenoura, carne desfiada e agrião.

Castanhas

Troque os salgadinhos industrializados, geralmente gordurosos e com excesso de sal, por um mix de castanhas e frutas secas. Apesar de esses ainda terem uma quantidade boa de sal, eles são ricos em fibras e outros nutrientes, ao contrário das opções industrializadas.

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