Projeto de música e arte contemporânea agita Rio de Janeiro

Evento acontece em plena Copa do Mundo, e ápice é no dia 24 de junto, no alto da Boa Vista

iG Minas Gerais |

Festival acontece no alto da Boa Vista, no Rio de Janeiro
Festival Encantado/Divulgação
Festival acontece no alto da Boa Vista, no Rio de Janeiro

O Festival Encantado esse ano acontece em plena Copa do Mundo, no dia 24 de junho, no Rio de Janeiro, descendo do alto da Boa Vista para trazer a comunidade ao Miranda na Lagoa com mais uma maratona de música e arte contemporânea no encontro anual de artistas, ONGs, comunidades e representantes de grandes empresas, fortalecendo o encontro francobrasileiro do morro e do asfalto, em prol do Projeto Geração Encantado. O objetivo é dar visibilidade e solidificar esta parceria que apoia o desenvolvimento econômico e cultural das favelas do Alto da Boa Vista.

Em sua terceira edição, o Festival apresenta atrações de renome como a cult banda francesa FFF (Fédération Française De Fonck – Percussores do Funk/Rock Parisiense na década de 90), o grande multi-instrumentista Pretinho da Serrinha (Arranjador, compositor e instrumentista de Dona Ivone Lara, Zeca Pagodinho, Caetano Veloso, Marcelo D2, Jorge Aragão, Beth Carvalho, Dudu Nobre, Seu Jorge) e participações especiais como a cantora nacional Simone Mazzer, além de Ricardo Pitta, Ricardo Imperatore (BoTECOElecto) e dos djs franceses Gringo da Parada (Disorder and Progress/Favela chic de Londres & Paris) e Joris Delacroix, produtor prodígio de house, em turner brasileira com a French Touch, talentos musicais acompanhando os jogos da França.

A programação conta ainda com intervenções como a exposição de fotografias do artista ativista JR (Projet Inside-Out/ The people’s art project) apresentando um projeto de arte global transformador de mensagens identitarias em obras de arte : 35 retratos das pessoas das comunidades colados nas ruas. Além de Cartiê Bressão fotógrafo fictício que retrata com sotaque francês a vida no Rio de Janeiro, do Olhar Bom de Bola, sobre os ateliers de fotos na Cidade de Deus, por Christophe Simon da AFP (Agence France Presse). E do Jardim da Esperança de Laurence Guenoun, cujo o tema é a visão das crianças do Jardim Gramacho, feita para o projeto social TETO Brasil.

Além da performance de dança de Maryam Kaba (Afro Vibe) , os pratos da original gastronomia agroflorestal desenvolvida pela comunidade do Vale Encantado que poderão ser degustados desta vez no Miranda (Torta da flor da banana, bobó de jaca, chá de café com limão, entre outros).

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave