Com direito a gol relâmpago, os EUA estreiam com vitória sobre Gana

Seleção norte-americana venceu por 2 a 1, dando um passo importante no grupo G do Mundial

iG Minas Gerais | RICARDO PLOTEK |

US United States' Clint Dempsey celebrates after scoring the opening goal during the group G World Cup soccer match between Ghana and the United States at the Arena das Dunas in Natal, Brazil, Monday, June 16, 2014.

(AP Photo/Ricardo Mazalan)
Ricardo Mazalan/AP
US United States' Clint Dempsey celebrates after scoring the opening goal during the group G World Cup soccer match between Ghana and the United States at the Arena das Dunas in Natal, Brazil, Monday, June 16, 2014. (AP Photo/Ricardo Mazalan)

Estados Unidos e Gana estrearam nesta segunda-feira na Copa do Mundo no Brasil e fizeram, em Natal, um jogo que não teve um grande nível técnico, mas foi emocionante desde o primeiro minuto, literalmente. Ao final da partida, a seleção norte-americana venceu por 2 a 1, dando um passo importante no grupo G, que teve também a goleada da Alemanha em Portugal (4 a 0). O jogo acabara de começar quando os Estados Unidos fizeram uma boa triangulação pelo lado esquerdo do ataque, que terminou nos pés do experiente Dempsey. Já dentro da área, o atacante deu um corte no marcador e chutou cruzado para marcar um dos gols mais rápidos dos Mundiais, logo aos 30 segundos de partida. Depois do gol, a seleção de Gana teve mais posse de bola, mas sem chances efetivas de empatar, mesmo com muitas jogadas pelo lado direito do ataque, que sempre acabavam em cruzamentos sem perigo para o gol dos norte-americanos. Aos 18 min, Altidore teve boa oportunidade depois de um cruzamento da direita, mas foi travado pela defesa ganesa e a bola ficou fácil para o goleiro Kwarasey. Dois minutos depois, o atacante dos Estados Unidos saiu machucado, indicando uma contusão muscular. A melhor chance de Gana na primeira etapa aconteceu apenas aos 31 min, quando Gyan chutou de fora de área para boa defesa de Howard. Na segunda etapa, como não poderia deixar de ser, Gana veio para cima dos Estados Unidos, que se preocupava só em se defender. As entradas dos volantes Boateng, aos 13 min, e Essien, aos 26, fizeram Gana ter ainda mais posse de bola e dominar completamente o jogo no segundo tempo. Depois de boas chances de gol, em cabeçadas de Gyan, os africanos finalmente chegaram ao empate. Aos 36 minutos, em um lance muito parecido com o gol do Estados Unidos, no mesmo lugar do campo, Ayew recebeu um passe de calcanhar de Gyan e chutou para deixar tudo igual. Quando o jogo parecia caminhar para um empate, um lance aos 40 min definiu o placar. Um escanteio cobrado do lado direito do ataque dos Estados Unidos encontrou a cabeça do zagueiro Brooks, que fez 2 a 1 e levou a seleção norte-americana à sua primeira vitória sobre Gana em Copas, pois havia perdido os dois jogos anteriores por 2 a 1, em 2006 e 2010. Agora, os Estados Unidos pegam Portugal, no próximo domingo, dia 22, em Manaus, em partida de vida ou morte para o time de Cristiano Ronaldo. Já a seleção de Gana terá uma parada duríssima, no sábado que vem, dia 21, contra a Alemanha, em Fortaleza.

Leia tudo sobre: copa do mundoestados unidosvitoriaganaEstados UnidosGana