Irã e Nigéria fazem primeiro 0 a 0 em duas edições da Copa no Brasil

Seleções entraram para a história da Copa do Mundo no Brasil

iG Minas Gerais | Victor Martins |

Partida terminou empatada por 0 a 0, na Arena da Baixada, em Curitiba
Reprodução/ Twitter
Partida terminou empatada por 0 a 0, na Arena da Baixada, em Curitiba

Em uma Copa do Mundo que a média de gol é superior a três por partida, Irã e Gana estabeleceram não só uma marca negativa na competição de 2014, mas também na história da Copa do Mundo no Brasil. Pela primeira vez uma partida de Mundial terminou empatada sem gols em solo brasileiro, considerando os jogos realizados em 1950 e os 14 da atual edição, já com o confronto entre Gana e Estados Unidos.

Antes de a bola rolar para Irã x Gana, 12 partidas haviam sido disputadas, com 41 gols marcados, o que dava uma média de 3,4 gols a cada jogo. Depois do empate em Curitiba, a média da competição caiu para 3,1 gols a cada partida.

Na primeira vez que sediou a Copa do Mundo, em 1950, 22 partidas foram disputadas naquele ano. Ao todo foram marcados 88 gols, dando uma média de quatro por partida. Curiosamente, até mesmo o placar de 1 a 0 não é muito comum em jogos de Copa do Mundo no Brasil. Em 50 apenas duas vezes a vitória foi pela diferença mínima. Em ambas a Inglaterra perdeu, para Estados Unidos e para a Espanha.

Já em 2014, com 13 partidas finalizadas, além do empate sem gols entre Irã e Nigéria, apenas um vez o jogo terminou 1 a 0. Foi o triunfo do México sobre Camarões. O detalhe é que os mexicanos tiveram dois gols anulados de forma equivocada pela arbitragem, já que Giovani do Santos marcou duas vezes e em nenhuma estava em impedimento, como assinalado pelo auxiliar Humberto Clavijo.

Leia tudo sobre: 0 a 0IrãNigériaCopa do MundoCuritibamarca negativa