Galo viaja hoje para a China com "fator Ronaldinho" na bagagem

R10 provoca frisson por onde passa; foi assim na Libertadores de 2013 por todos os países que circulou na América do Sul

iG Minas Gerais | BRUNO TRINDADE |

Ronaldinho Gaúcho era só alegria na volta aos treinos com os companheiros
BRUNO CANTINI/ ATLÉTICO
Ronaldinho Gaúcho era só alegria na volta aos treinos com os companheiros

Em uma das redes sociais mais famosas da Rússia, a VK (Vkontakte), uma comunidade específica sobre o futebol brasileiro revela um dos efeitos da contratação e da presença do craque Ronaldinho Gaúcho no clube alvinegro. Uma enquete realizada em uma espécie de fórum, que contou com mais de mil participações, trouxe a seguinte pergunta: para qual time você vai torcer no Campeonato Brasileiro de 2014?

O resultado mostra o poder que um grande ícone do futebol mundial pode trazer. O clube brasileiro mais votado, com cerca de 40% dos votos, foi o Atlético, certamente impulsionado pelo status que possui o seu camisa 10. Em segundo, aparece o Santos, muito em função de o clube ter revelado o craque Neymar.

O que pode se perceber é que a parceria entra Galo e Ronaldinho foi benéfica para os dois lados. Desde que vestiu a camisa alvinegra, em junho de 2012, o tradicional clube mineiro passou a ter seu nome noticiado nos quatro cantos do planeta bola, e R10 também voltou a exibir grandes atuações. Agora a situação se repete na China, local para onde o Atlético embarca hoje, às 19h43, no aeroporto de Confins, para realizar a sua pré-temporada durante a Copa do Mundo.

O técnico Levir Culpi, reconhecendo a influência do meia, o colocou como embaixador alvinegro. “Ele é o embaixador da delegação. Os amistosos foram acertados em torno da presença do Ronaldinho. É muito importante que ele esteja lá, por isso está se preparando. Espero que ele esteja no auge de sua forma”, declarou o treinador à rádio Itatiaia.

Depois de aprimorar a forma física durante o recesso dado aos outros jogadores, R10 acabou pegando uma conjuntivite, mas nada que deva impedir a sua ida para a Ásia. Sobre o seu aproveitamento no time titular de Levir, o comandante alvinegro afirmou que só depende do jogador.

“Ele ficou treinando nesse período em que tivemos uma folga e a notícia ruim é que ele tem uma conjuntivite, mas não foi nada muito grave, e ele deverá viajar, com possibilidades de jogar. O Ronaldo, todo mundo quer ter no time, depende dele. É o jogador que se escala, normalmente é isso”, disse.

Onde o Atlético vai, Ronaldinho causa frisson. Nos compromissos do Galo pela Libertadores de 2013, na Bolívia, no México, na Argentina e no Paraguai multidões seguiam os passes do clube de perto, só para ter contato com R10. O governo boliviano, inclusive, reverenciou e homenageou Ronaldinho na Assembleia Legislativa, além de o encher de presentes. O jogador também causou tumulto no Marrocos, quando o alvinegro foi disputar o Mundial de Clubes. O clube alvinegro retorna no dia 30 de junho.

Leia tudo sobre: atleticogaloronaldinho gauchor10