Nova técnica para acabar com as cáries promete ser menos dolorida

Pesquisadores da Grã-Bretanha inventaram tratamento dentário com o uso de eletricidade e minerais que pode dar lugar as obturações

iG Minas Gerais | DA REDAÇÃO |

Especialistas discordam sobre a necessidade de se tratar essas lesões
VINCENT LAFORET/THE NEW YORK TIMES
Especialistas discordam sobre a necessidade de se tratar essas lesões

Uma pesquisa realizada na Universidade King's College London identificou uma nova forma de eliminar cáries sem que seja necessário o uso de injeções ou brocas.

O método é realizado através da eletricidade. Após a aplicação de um coquetel de minerais, os cientistas usam uma corrente elétrica de baixa intensidade para reorganizar os minerais dentro do dente.

Esse coquetel é composto por minerais como cálcio e fosfato que estão presentes, naturalmente, dentro e fora do dente. Esses minerais são perdidos, ao longo do tempo, devido ao ácido produzido por bactérias, na digestão.

O processo chamado "Electrically Accelerated and Enhanced Remineralisation", em português "remineralização eletricamente acelerada e aumentada", está em estágio inicial de testes.

Uma empresa foi criada pelos inventores da nova técnica com o objetivo de torná-la um produto para ser comercializado, com o prazo de até três anos.

 

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave