By Londres...

iG Minas Gerais | Renato Quintino |

Tower Bridge foi construída sobre o rio Tâmisa e é um pontos turísticos da cidade
Sang Tan/AP
Tower Bridge foi construída sobre o rio Tâmisa e é um pontos turísticos da cidade

É muito fácil identificar fotos da paisagem londrina pelas cabines de telefones, pelos ônibus de dois andares vermelhos e pelos tradicionais táxis pretos.

O que não é tão simples é selecionar os melhores lugares para comer na cidade – não pela ausência deles, ao contrário, pela abundância de ótimas opções. A cidade é grande e, os restaurantes de todos os estilos estão por toda a parte.

A cena gastronômica de Londres tem literalmente de tudo e para todo tipo de paladar, desde as melhores “comidas de rua”, do mundo aos pubs e restaurantes informais sofisticados.

Mesmo nas casas de Alain Ducasse, Daniel Boulud e Heston Blumenthal, o estilo “restaurantes com cortinas” e casa de “duque decadente” deu lugar a ambientes claros, leves e despojados.

O que define melhor a gastronomia da cidade é o gosto inglês pelo insólito do exotismo das culturas distantes – afinal, o inglês foi um povo imperialista e colonizador e com grande tradição em viagens pelo mundo – e a sua pluralidade, que acaba se tornando a sua singularidade.

São muitas as casas de comida exótica em Londres, com ênfase particular na cozinha asiática – talvez, a preferida dos ingleses – em restaurantes coreanos, vietnamitas, tailandeses, japoneses e, principalmente, indianos.

Pubs

A boa gastronomia da cidade está nos pubs, padarias, mercados e feiras. Os endereços são muitos, inclusive onde se pode comprar produtos, como carne (The Ginger Pie), café (Monocle Café e Prufrock Coffee), vinhos (Berry Bros & Rudd) e e queijos (La Fromagerie e Neal’s Yard Dairy), além de confeitaria (Violet Cakes), mercado de flores (Columbia Road Flower Market), Padaria (E5 Bakehouse).

Entre os pubs, destaques para os The Anchor e The Hope, The Canton Arms, The Cow Pub, The Eagle Restaurant e The French House.

Mas não há nada mesmo como os mercados londrinos, que unem a clássica organização e padrão de higiene inglesa com a alta qualidade de produtos como os Brixton Village e Market Row, o Broadway Market, o Maltby Street Market, o Pimlico Road Farmers Market e o imperdível Borough Market.

Para comprar e comer lá mesmo, com um bom vinho ou uma cerveja inglesa, das melhores do mundo.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave