Tropas da Ucrânia mataram 250 rebeldes pró-russos neste sábado

Ofensiva foi resposta a ataque que culminou na morte de 49 ucranianos nessa sexta, em Lugansk

iG Minas Gerais | DA REDAÇÃO |

As forças ucranianas mataram mais de 250 rebeldes pró-russos nas últimas 24 horas, informou neste sábado (14) o ministro ucraniano da Defesa, Mikaïlo Koval. Os números foram divulgados pelo ministro durante uma reunião de emergência do Conselho de Segurança Nacional e Defesa da Ucrânia.

O conselho foi convocado pelo presidente Petro Poroshenko, após a morte de 49 soldados, em ataque de separatistas pró-russos a um avião de transporte militar ucraniano, na noite dessa sexta-feira (13). O ataque ocorreu em Lugansk, no Leste da Ucrânia. 

Poroshenko exigiu punição aos responsáveis pelo ataque e criticou o serviço de segurança do país, por não ter impedido a queda da aeronave. Durante a reunião, o presidente assegurou que as forças governamentais e os guardas fronteiriços ucranianos conseguiram restabelecer o controle sobre 248 quilômetros da fronteira com a Rússia, que estavam sob o comando dos rebeldes.

Neste sábado, chefe da diplomacia russa, Sergei Lavrov, pediu aos Estados Unidos para que “usem a sua influência” junto às autoridades ucranianas para acabar com a violência no Leste do país.

 

Agência Brasil

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave