Nó tático contra a Espanha surpreendeu todo o mundo

Van Gaal elogiou a disciplina e eficiência de seus comandados, tanto para defender, quanto para atacar a Fúria

iG Minas Gerais | THIAGO PRATA |

Holanda deu um show na Espanha no duelo do Mundial
ALEX DE JESUS/O TEMPO
Holanda deu um show na Espanha no duelo do Mundial

Salvador (BA). O técnico holandês Louis Van Gaal impressionou todo o mundo ao colocar em campo, nesta sexta-feira, na Fonte Nova, uma equipe capaz de dominar quase que completamente as ações da atual campeã da Copa do Mundo, a Espanha.

O desenho do time de Van Gaal chamou a atenção pela variação tática com uma linha de cinco atrás na hora de defender, e uma formação com três atacantes no momento de agredir o adversário.

Ficou até difícil de rotular o esquema. Seja um 5-2-3, 3-4-3 ou qualquer outro termo, o importante foi que a disciplina tática dos atletas, aliada a técnica das principais peças da equipe, foi crucial para a goleada histórica, por 5 a 1, em cima da Espanha.

“Obviamente é muito difícil mudar um esquema de jogo. Jogamos no 4-3-3, durante as Eliminatórias. Esta é a tradicional escola holandesa. Estamos fazendo pressão, jogando de forma compacta, mas pulando alguns estágios. E conseguimos jogar bem sem a bola e com a bola”, resumiu o treinador.

Esta aplicação tão elogiado por Van Gaal ficou bastante clara, principalmente no segundo tempo. “Nos últimos 20 minutos, quando jogamos com mais confiança, isso ficou mais claro. Sabíamos que a seleção espanhola queria dominar a partida”, ressaltou.

Leia tudo sobre: HolandaEspanhaVan Gaal