Litígios em torno da Legião

Herdeiro de Renato Russo cria novo site para a ex-banda do pai; Dado e Bonfá criticam

iG Minas Gerais |

undefined

O conteúdo do novo site da banda Legião Urbana se tornou o centro de mais um capítulo na briga entre o herdeiro de Renato Russo (1960-1996), Giuliano Manfredini, e os ex-integrantes do grupo, Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá. A nova página que ocupa o endereço legiaourbana.com.br foi feita, sem o conhecimento dos músicos, pela empresa Legião Urbana Produções Artísticas, controlada por Manfredini e detentora da marca Legião Urbana. Dado e Bonfá, que não são sócios da firma, brigam na Justiça para serem incluídos na administração da marca.

Agora, o ponto de discórdia entre o herdeiro de Renato Russo e os músicos é a galeria de fotos do novo site. Todas as 15 imagens disponíveis nele, descritas como sendo a “formação clássica”, mostram Renato Russo, Dado e Bonfá com Renato Rocha, conhecido como Negrete, baixista por quatro dos 13 anos da banda. Ele foi expulso do grupo em 1989.

“Não cabe o Renato Rocha estar em todas as imagens. Isso deve fazer parte de uma estratégia maquiavélica do detentor da marca. Manfredini está tentando modificar a história do grupo. A gente era uma banda de punk rock, e não uma corporação, uma marca”, diz Dado.

Cerveja. No ar desde a última semana, um comercial de TV da marca de cerveja Brahma tem na sua trilha uma versão instrumental de “Por Enquanto”, de autoria de Renato Russo. O uso da música foi autorizado pela Legião Urbana Produções Artísticas. Em entrevista concedida em 2013, Giuliano Manfredini se dizia contrário à associação das músicas do pai com o álcool.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave