Artistas transitam entre o cotidiano e o fantástico

Mostras de Hilma Gaio e Thaís Valadares, montadas na Galeria de Arte da Copasa, reúnem pinturas e desenhos

iG Minas Gerais | carlos andrei siquara |

Solidão e convivência em família são alguns temas abordados por Hilma
Galeria da Copasa
Solidão e convivência em família são alguns temas abordados por Hilma

Enquanto Hilma Gaio se debruça sobre temas cotidianos em um conjunto de 12 telas, na exposição “Porta Retrato”, Thaís Valadares nas séries “Sr. Joaquim” e “Tarjas”, reúne, respectivamente, desenhos e pinturas que dialogam com o universo fantástico e com as projeções da memória. As duas artistas expõem esses conjuntos de trabalhos na Galeria de Arte da Copasa.

Ao se inspirar em alguns episódios de sua própria vida, como o dia do seu casamento, entre outras situações, Hilma observa alcançar cenas que comunicam com a vida de qualquer um. “Acredito que quando as pessoas olharem para os quadros elas poderão ter uma identificação quase imediata com o que retrato porque não há nada ali que seja desconhecido do cotidiano delas”, pontua Hilma Gaio.

Já Thaís Valadares explica que, se em “Sr. Joaquim”, o tom fantasioso aparece em primeiro plano, em “Tarjas” a influência da memória sobre a realidade ganha maior peso.

“A ideia dos retratos de pessoas com tarjas sobre o rosto visa propor uma reflexão sobre as nossas lembranças. Será que aquilo que lembramos realmente aconteceu como recordamos?”, provoca Thaís.

Serviço. Exposições de Hilma Gaio e Thaís Valadares na Galeria de Arte Copasa (rua Mar de Espanha, 525, Santo Antônio). De 2ª a dom., das 8h às 19h, até 13/7. Entrada franca.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave