Maceió receberá 12 pás carregadeiras nesta sexta-feira

Com a iniciativa, as prefeituras desembolsarão um valor muito menor para o aluguel das máquinas

iG Minas Gerais | Da Redação |

População rural beneficiada será de, aproximadamente, 743 mil pessoas
Rafael Carvalho/MDA
População rural beneficiada será de, aproximadamente, 743 mil pessoas

Nesta sexta-feira (13), Maceió, capital de Alagoas, receberá 12 pás carregadeiras, que reforçarão a reestruturação produtiva dos agricultores familiares e, também, da conservação permanente das vias que interligam as propriedades do meio rural às cidades, as chamadas estradas vicinais.

A entrega faz parte da etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2 Equipamentos/ Mais Máquinas), criado e implementado pelo Governo Federal por intermédio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), que selecionou 95 municípios de Alagoas.

“No caso de estados do Semiárido, como Alagoas, as máquinas também serão extremamente úteis no combate aos efeitos da estiagem, além de contribuir para a economia dos gastos das prefeituras, que não precisarão mais alugar esse tipo de maquinário”, destaca o coordenador do PAC no MDA, Lucimar Carnizella.

O delegado do MDA em Alagoas, Gilberto Coutinho Freire, lembrou que os valores de aluguel de máquinas eram exorbitantes e que, agora, as prefeituras desembolsam um valor muito menor apenas para a manutenção e o combustível das máquinas. “Por tudo isso, este dia 13 será histórico para os municípios de Alagoas e seus benefícios terão alcance por vários anos, para a agricultura familiar”, salienta.  

Investimento   Os equipamentos foram adquiridos pelo MDA e o investimento na aquisição ficou em R$ 4,032 milhões. O conjunto de equipamentos vai atender as 56,3 mil pessoas que moram no meio rural, dentre as quais 6,7 mil famílias de agricultores familiares.

Após a entrega desse último lote, nessa sexta-feira, o Governo Federal terá concluído todas as entregas do Mais Máquinas para os municípios alagoanos, que terão recebido, no total, 373 equipamentos do PAC2  (95 retroescavadeiras, 95 motoniveladoras, 95 caminhões-caçamba, 44 caminhões-pipa e 44 pás carregadeiras), totalizando R$ 102,6 milhões.

A população rural beneficiada será de, aproximadamente, 743 mil pessoas, sendo que, desse total, cerca de 109 mil são famílias de trabalhadores rurais. Municípios de Alagoas beneficiados com a entrega dos veículos: Batalha Belo Monte Cacimbinhas Carneiros Delmiro Gouveia Jacaré dos Homens Jaramataia Minador do Negrão Monteirópolis Olho d'Água do Casado Palestina Quebrângulo

Leia tudo sobre: pásAlagoasPAC2